Home » Destaque » “Educando para o futuro” forma a segunda turma

“Educando para o futuro” forma a segunda turma

“Educando para o futuro” forma a segunda turma

Na noite da última quinta (15), no Polo Cultural, foi realizada a entrega dos certificados de conclusão do curso de Informática aos alunos dos níveis básico e intermediário do projeto “Educação Digital – Educando para o Futuro”. No total, 170 alunos se formaram, sendo 60 da terceira idade. José Alexandre Correa de Moraes, coordenador e idealizador do projeto, conduziu a cerimônia. Familiares e amigos dos formandos também estiveram presentes.

O projeto iniciou em 2014, com atividades no Polo Cultural e no Telecentro de George Oetterer, e tem o objetivo de mesclar a aprendizagem pedagógica com o mundo digital, aumentando assim a gama de conhecimentos não só para os professores, mas também para os alunos. Além disso, auxilia na inclusão digital e formação, seguindo as necessidades do mercado atual.

José Van Damme de Oliveira, de 13 anos, é um dos alunos que se formaram. “O curso foi bom para mim, pois me ajudou nos trabalhos de escola e digitação. Antes eu não sabia nada de Informática e graças aos nossos professores hoje eu entendo bem mais”, contou.

“Eu era totalmente leigo em Informática e cheguei à conclusão de que não poderia continuar assim. Em todo lugar perguntam o nosso email e as coisas são informatizadas. Então esse curso pra mim foi ótimo e pretendo continuar”, disse Carlos Alberto Galiano Cruz, de 67 anos.

José Alexandre, coordenador do projeto, comentou que existe muito ainda para ser feito, mas durante esses dois anos de atividades, o projeto já conseguiu alcançar cerca de 80% dos objetivos “Esperamos que em 2017 possamos realizar 100% dos nossos objetivos. Em conversa com a direção do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) campus Boituva, conseguimos uma parceria para ampliar a capacitação da nossa equipe”, ressaltou.

O curso de Informática é oferecido gratuitamente aos munícipes e os laboratórios são equipados com computadores e instrutores de Informática básica e intermediária. Também disponibiliza um monitor para cada laboratório de Informática das escolas municipais. As aulas acontecem duas vezes por semana, sendo seis meses para cada módulo. São quatro classes no período da manhã, quatro no período da tarde e quatro no período da noite, com uma hora e meia de duração cada aula.

Novas inscrições estão previstas para fevereiro de 2017. Para o nível básico é preciso que os interessados tenham a partir de 14 anos e residam no município. Já para o nível intermediário é preciso que os interessados tenham um certificado de Informática básica e também residam no município.

Mais informações: 3266-2324