Home » Notícias » Em Iperó, será realizada a IIª Conferência Municipal do Idoso

Em Iperó, será realizada a IIª Conferência Municipal do Idoso

Em Iperó, será realizada a IIª Conferência Municipal do Idoso

Acontecerá no Polo Cultural, na próxima sexta-feira (26), das 8 as 12h, a IIª Conferência Municipal do Idoso. Neste dia será apresentada as propostas já debatidas anteriormente nos núcleos de programas e entidades municipais, como Viva Melhor Idade de George Oetterer, Ceconti e Caminhando Contra as Drogas, para votação.

As Conferências Municipais são responsáveis pelos levantamentos das demandas para que o executivo municipal, Estadual e Federal efetivem, através de programas, projetos e novas legislações, as políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

Esse ano a conferência indicou 4 eixos para serem debatidos, que envolvem:

1. Direitos Fundamentais – Saúde, Assistência social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

2. Educação – Assegurando os Direitos e Emancipação Humana.

3.Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e

4. Os Conselhos de direito – Seu Papel na efetivação do controle Social na Geração e implementação das políticas públicas.

As demandas municipais serão debatidas entre o conselho e o executivo para fortalecimento e fomento dos trabalhos já desenvolvidos, junto a terceira idade de Iperó. Já as demandas estaduais e federais, serão encaminhadas aos respectivos conselhos, debatidas e ajustadas em conferências próprias, encaminhadas ao poder executivo, que terão como consequência a implementação dos objetos aprovados para atendimento em todo território nacional.

“Importante a participação de todos, para que juntos possamos construir políticas públicas de impacto à população idosa que atualmente representa quase 15% da população nacional e 11% da população municipal”, disse Luiza Mendes, presidente do Conselho do Idoso de Iperó.