Home » Destaque » Encontro de artesãos é realizado em Iperó

Encontro de artesãos é realizado em Iperó

Encontro de artesãos é realizado em Iperó

Cerca de 30 pessoas participaram do “Feito à Mão – Encontro Regional de Artesãos”, realizado em Iperó na última quinta (17). O evento aconteceu no Polo Cultural, foi organizado pela Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), do Governo do Estado de São Paulo, e teve apoio da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (Adesaf) e da Prefeitura de Iperó.

O encontro foi uma oportunidade para capacitar e reunir os artesãos da cidade e região, além de discutir ideias para melhorar o dia a dia desses profissionais. Foram abordados diversos temas como economia criativa, empreendedorismo, associativismo, cooperativismo, processos de gestão, planejamento do negócio, precificação e orientações jurídicas.

De acordo com Elisabete Bacelar do Carmo, subsecretária da Sutaco, a crise traz oportunidades. “O artesanato é uma forma de driblar a crise com criatividade e hoje é reconhecido como profissão. Os artesãos contribuem para a divulgação da nossa cultura e arte e fortalecem a economia. A Sutaco leva aos artesãos a possibilidade de expor sua arte e gerar renda, promovendo o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável”, explicou.

Márcia Ferreira do Valle Freitas, coordenadora de capacitação da Adesaf, ressaltou a importância da atenção aos clientes e à concorrência. “Existe mercado para o artesanato e por isso é importante continuar desenvolvendo essas atividades em cada localidade. Mas é preciso que cada profissional busque atualização constantemente”, disse.

“Os artesãos do município produzem uma grande diversidade de itens, o que contribui com a nossa identidade cultural. O incentivo a esses profissionais é importante, pois visa não apenas a capacitação, mas também o fortalecimento do artesanato local”, comentou o prefeito.

Os participantes receberam certificado no fim do encontro. Serão realizados 16 eventos em todas as regiões do Estado. Os encontros anteriores aconteceram em São Vicente, Olímpia, Pedro de Toledo, Bertioga e Monteiro Lobato.