Home » Destaque » Encontro de Balonismo encerra a programação dos 52 anos de Iperó

Encontro de Balonismo encerra a programação dos 52 anos de Iperó

Encontro de Balonismo encerra a programação dos 52 anos de Iperó

No último domingo (2), o Encontro de Balonismo realizado no Centro Nacional de Balonismo Iperó (CNBI) encerrou as festividades dos 52 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento reuniu cerca de cinco mil pessoas ao longo do dia.

O CNBI iniciou as atividades em 2016 e está instalado no terreno da antiga oficina de soldagem de trilhos. Com a posse do imóvel, a Prefeitura de Iperó iniciou um trabalho para destiná-lo a atividades de lazer, cultura e turismo. O espaço concedido ao balonismo não incluiu o prédio da antiga oficina, que será reestruturado através de uma parceria entre a Prefeitura e a Rumo/ALL (concessionária da ferrovia).

Os mais de 61 mil m² da área permitirão que o CNBI seja referência turística nacional na prática do balonismo. O objetivo é incentivar o turismo, alavancar o desenvolvimento, gerar renda e empregos para a cidade, desenvolver um projeto social e destinar 500 horas anuais para atividades culturais, educacionais e recreativas para alunos da rede pública, idosos que integram os programas assistenciais e a população em geral.

Com a recente elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de Iperó, em parceria com a UFSCar – campus Sorocaba, o balonismo foi inserido entre as atividades que serão desenvolvidas no município para fortalecer o turismo.

O 1º Iperó Balão Festival foi realizado em setembro de 2016. No evento do último domingo participaram cerca de 40 balões, incluindo formatos especiais como o Cristo Redentor, que coloriram o céu da cidade com voos pela manhã. Todos os balões receberam uma fita azul em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Também no evento foi realizado o lançamento do projeto que será desenvolvido com os alunos da rede municipal, em razão da contrapartida estabelecida na licitação que concedeu o uso da área à empresa de balonismo. Com a entrada gratuita, durante todo o dia a comunidade esteve envolvida nas atividades realizadas na área e contou ainda com praça de alimentação. No fim da tarde, um show com o cantor Fauzer Denner encerrou o evento.

“A recente finalização do Plano de Desenvolvimento Turístico é um importante presente para o município e o Encontro de Balonismo encerrou com grande estilo as comemorações dos 52 anos de Iperó. Trabalharemos com bastante foco no turismo, incluindo o balonismo, com atividades que serão encaminhadas ao longo deste ano”, comentou o prefeito.

Scroll Up