Home » Notícias » Encontro de Umbanda e Candomblé é realizado em Iperó

Encontro de Umbanda e Candomblé é realizado em Iperó

Encontro de Umbanda e Candomblé é realizado em Iperó

O Grupo Raça Negra de Iperó, com o apoio da Prefeitura de Iperó, realizou no último domingo (19), o 8º Encontro de Umbanda e Candomblé – Encontro de Religiões de Matrizes Afro-brasileiras. O evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra reuniu cerca de 100 pessoas de diversas cidades do Estado de São Paulo. A condução da cerimônia ficou a cargo do presidente do Grupo Raça Negra, Aparecido Américo de Paula, o Nenê Saravá.

O encontro foi marcado pelas cantigas e cultos aos orixás, como Xangô, Iansã e Oxóssi, que possuem um significado bastante forte para os adeptos do culto afro-brasileiro. “O nosso objetivo foi comemorar a Semana da Consciência Negra, divulgar o culto afro-brasileiro e a importância de lembrar os nossos antepassados e suas lutas por uma sociedade unificada, o que continua até os dias de hoje”, disse Nenê Saravá.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – No Brasil é comemorado o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro, em homenagem à data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais líderes a resistir à escravidão. Zumbi se tornou símbolo da resistência negra à escravidão e da luta dos afro-brasileiros contra o racismo, a discriminação e a exclusão social. A data foi instituída pela Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003.