Home » Notícias » Escola Isaura visita Zoológico

Escola Isaura visita Zoológico

Escola Isaura visita Zoológico

Desde o mês de Março, a Escola Municipal ‘’Dona Isaura Jamas Fogaça’’ vem trabalhando em um Projeto chamado ‘’Animais: Conhecer para Preservar’’ com toda Escola.

O Projeto visa conscientizar os alunos sobre importância dos animais em sua vida cotidiana, ampliar interesses, otimizar o processo de ensino e aprendizagem, da leitura e da escrita por meio do tema, desenvolver habilidades sociais de trabalho em grupo e interagir socialmente participando de debates e promover uma transformação no que diz respeito ao cuidado com os animais.

O Projeto surgiu na primeira semana do planejamento Escolar com iniciativa da Professora Eliane Rodrigues, e desde então, toda unidade vem desenvolvendo trabalhos em sala de aula, pesquisas sobre animais domésticos e silvestres, exposição dos trabalhos e para finalizar o mês de Maio, visitaram o Parque Zoológico de Sorocaba – Quinzinho de Barros.

A Prefeitura de Iperó disponibilizou dois ônibus gratuito para o passeio, onde mais de 300 crianças puderam participar. Cada sala de aula fez sua programação e os alunos foram acompanhados da equipe Escolar.

O Quinzinho de Barros cumpre com ótimas funções para toda sociedade como a conservação de espécies ameaçadas, pesquisas para a conservação da fauna, educação ambiental, bem-estar animal e lazer. Além disso, é o segundo zoológico do Brasil em número de espécies.

Valdirene Stecker de Oliveira mãe do aluno do Pyetro Stecker de Oliveira, do 2º ano conta que adorou a iniciativa e a oportunidade das crianças poderem visitar o Zoo. ‘’Meu filho nunca tinha ido a um Zoológico e ficou ansioso para o passeio e voltou muito feliz. Ficou dias empolgado e falando sobre o jacaré, os macacos, pássaros e tudo que viu e aprendeu lá. Agradeço muito à escola, a professora e a Prefeitura e todos que fizeram parte desse dia tão especial para meu filho.’’, comenta.

Na semana após o passeio, aproveitando a Semana do Meio Ambiente e integrando o Projeto, os alunos visitaram a Secretaria do Meio Rural, Ambiente e Turismo – Serat e a Estação Ambiental. Além disso, a Associação em Defesa dos Animais de Iperó – ADAI deu uma palestra na Escola.

Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre cuidados necessários ao adotar um animal, sobre a existência de animais maltratados e sobre a existência da ADAI, a palestra foi ministrada pelos fundadores da Associação, Silvia e Mauro Ribeiro.

Professora Eliane conta que a palestra com a ADAI, foi uma ótima experiência para os alunos, pois foram conscientizadas sobre a importância de cuidar bem dos animais, desenvolvendo a empatia dos alunos. ‘’ Eles ficaram sensibilizados ao ver casos de crueldade com os animais, tivemos duas alunas que ficaram muito emocionadas.’’, destaca.

O Projeto segue até o final do ano letivo, onde está programado um seminário sobre classificação dos animais e um passeio para o Aquário de São Paulo.