Home » Notícias » Escola Roque realiza Projeto de Poesia

Escola Roque realiza Projeto de Poesia

Escola Roque realiza Projeto de Poesia

Na última sexta-feira, os alunos da Escola Municipal Professor Roque Ayres de Oliveira apresentaram na reunião de pais e mestres, o ‘’Projeto Poesia’’.

O projeto foi desenvolvido durante todo semestre, e encerrado na última sexta onde incluiu todos os alunos, da Educação Infantil e do Fundamental I e II que trabalharam em sala de aula a estrutura do poema, fazendo leituras, criando encenações, danças e músicas com poesia.

A Professora de Língua Portuguesa Ângela Seratti foi quem deu início ao projeto e conta que foi um trabalho enriquecedor tanto em conteúdo como na interação escola/aluno/comunidade.’’Todos estavam envolvidos e comprometidos. Foi trabalhado a oralidade através da declamação e leitura, criatividade pelas poesias, figurinos e cenários desenvolvidos por eles, expressões e gestos pela dança e música. Sem dúvida, foi uma forma prazerosa de aprender e ensinar.’’

Alef dos Santos Moraes, aluno do 8° ano, finalizou as apresentações com a declamação da poesia ‘’Tempo’’ de Jhon Alex Modesto, que fala sobre a importância de aproveitarmos bem o tempo que nos foi dado. ‘’O projeto me fez ter gosto em representar! Vou participar sempre que for possível, gostei muito. Espero futuramente poder seguir na carreira, fazendo uma faculdade de artes cênicas.’’, finaliza o aluno.

‘’TEMPO

O banco da vida; Imagine se você tivesse depositado na sua conta bancária todo dia R$ 86.400,000… Que você deveria gastar ao longo do dia, porque no final do dia esta conta estaria zerada e no dia seguinte mais R$ 86.400,000 seriam depositados… Todos nós somos clientes desse banco. Deus nos dá 86 mil e quatrocentos segundos para serem vividos da melhor maneira possível, amando, sendo amigo, sendo irmão, sendo gentil, sendo anjo e sendo família, sendo generoso, fazendo amizades, apaixonando, aprendendo, ensinando, caindo, levantando, vivendo…

Quer saber o valor de um ano? Pergunte há um garoto que repetiu de ano. Para saber o valor de um mês, pergunte há uma mulher que teve um filho prematuro. Para saber o de uma semana, pergunte á um editor de jornal semanal. Quer saber o valor de um dia, pergunte para uma pessoa que tem tarefas árduas para serem feitas nesse dia. Para saber o valor de uma hora, pergunte aos amantes que não vêem à hora de se encontrar. Para saber o valor de um minuto, pergunte à quem perdeu um avião. Para saber o de um segundo, pergunte à quem conseguiu evitar um acidente de trânsito e para saber o valor de um milésimo de segundos, pergunte a um atleta que ganhou medalhas de prata nas olimpíadas…

Por isso não desperdice o seu tempo, ele é seu bem mais precioso… Que é ele que você vai compartir com as pessoas que você mais ama; seus pais, seus irmãos, seus avós, com seus(suas) amigos(as) verdadeiros (a), seus amores… Que a gente só se dá conta quando perde. Eu tinha tanto beijo pra dar, tanto abraço; A gente tem que viver o agora, não adianta a gente pensar que lá no futuro (lá no futuro e se não tiver futuro?). Futuro é o AGORA!!! O ontem é história, o amanhã um mistério, e o hoje é uma dádiva. Por isso que se chama presente: “PRESENTE DE DEUS”.’’

Jhon Alex Modesto