Home » Notícias » Escolas participam de concurso de redação

Escolas participam de concurso de redação

Escolas participam de concurso de redação

As escolas Francisco Adolfo de Varnhagem e Profª Henory de Campos Góes receberam neste mês, nos dias 19 e 31, a visita de representantes da Marinha do Brasil para apresentação do concurso de redação Operação Cisne Branco. Destinado aos alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o concurso é realizado em todo território nacional e irá premiar o vencedor com um laptop e uma viagem no “NavioVeleiro Cisne Branco”, com um acompanhante. Também haverá premiação nas categorias escola, cidade e regional, com diplomas, medalhas, troféus, etc.

Alexandre Lisboa Antunes de Oliveira, diretor da escola Henory, destaca a importância do concurso e relembra que em 2012 uma aluna de sua escola chegou até a fase estadual realizada na cidade de São Paulo. Para ele, além de ser uma oportunidade de os estudantes representarem a cidade, a participação gera curiosidade nos participantes. “Eles acabam indo pesquisar informações sobre a Marinha do Brasil, passam a dar mais valor a isso e a Iperó, pois temos uma base aqui”.

Para a assistente de direção da escola Visconde, Renata Rodrigues Ramos, participar do concurso é dar visibilidade à dedicação dos alunos e permitir a aprendizagem de todos, alunos, professores, pais e escola. “Trabalho na rede municipal de educação de Iperó desde 2002 e percebo a importância desse tipo de concurso. Assuntos ligados ao poder naval e à importância do território marítimo brasileiro não são muito comuns e a parceria da Prefeitura com a Marinha proporciona um grande aprendizado pedagógico a todos os envolvidos”, declara.

O prefeito também destaca a relevância da iniciativa, que integra alunos, professores, pais e escola. ”Toda parceria que permite esse tipo de envolvimento é muito bem-vinda. Sabemos que educação se faz com esforço e empenho de todos. Concursos como esse despertam a curiosidade dos alunos e o engajamento de pais, professores e da escola para que belos trabalhos possam ser produzidos. Independente de ganhar, o aluno já sai vencedor por tudo que aprende”.

– Concurso e Premiação
A Operação Cisne Branco tem como objetivo despertar o interesse sobre assuntos relativos à Marinha do Brasil, como a Amazônia Azul, a História Naval do Brasil, o Poder Marítimo, o Poder Naval, entre outros. Para concorrer, os alunos devem escrever uma redação de 20 a 40 linhas, de próprio punho, com o tema ”A Importância da Marinha do Brasil para a Sociedade” e entregá-la até o final deste mês aos professores responsáveis de cada ano.

O Veleiro “Cisne Branco” é um navio da Marinha do Brasil que exerce funções diplomáticas e de relações públicas e tem como missão representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima na sociedade civil e preservar as tradições navais. Ocasionalmente é utilizado como navio-escola.

Mais informações podem ser obtidas nas unidades escolares ou pelo sitehttps://www.mar.mil.br.

Cisne Branco - EM Henory (1)Cisne Branco - EM Henory (2)Cisbe Branco - EM Visconde (1)