Home » Notícias » Escolas recebem livros didáticos

Escolas recebem livros didáticos

Escolas recebem livros didáticos

Na última semana a rede municipal de ensino de Iperó recebeu os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que são direcionados ao Ensino Fundamental I e II. Ao todo, foram distribuídos 9,7 mil livros nas unidades escolares, sendo 7,9 mil do PNAIC e 1,8 mil do PNLD.

De acordo com Edirlene Ferriello, que integra a Equipe Técnica e Pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SECE), a organização e distribuição dos livros foi finalizada antes do início ano letivo. “Os alunos retornam às aulas com o material à disposição. No caso do PNAIC os livros foram adotados do Programa Ler e Escrever, que é um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, através  da Secretaria de Educação”, explicou.

O PNLD é um programa federal e tem o objetivo de oferecer aos alunos e professores de escolas públicas, dos ensinos Fundamental e Médio, livros didáticos e dicionários de Língua Portuguesa para apoiar o processo de ensino. Já o PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais e municipais, para atender a Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino Fundamental.

“É fundamental que os alunos tenham à disposição material de qualidade, pois isso reflete também na qualidade do nosso ensino. O PNLD e o PNAIC são importantes referências nesse sentido e certamente esses livros permitirão enriquecer o aprendizado”, comentou o prefeito.