Home » Notícias » Espaço destinado à Educação Ambiental é inaugurado

Espaço destinado à Educação Ambiental é inaugurado

Espaço destinado à Educação Ambiental é inaugurado

Na última sexta (30), a Secretaria do Meio Rural, Ambiente e Turismo (SERAT) inaugurou o espaço para a Educação Ambiental e Sustentabilidade, na Estação Ambiental, que visa desenvolver atividades de caráter socioambiental e difundir as questões sobre o meio ambiente para toda a população. A ação fez parte da programação da “Semana do Meio Ambiente” e havia sido adiada no início de junho devido às chuvas.

Estiveram presentes os alunos do 6º ano da Escola Municipal “Prof. Henory de Campos Góes”, o projeto Caminhando contra as Drogas, as representantes do Centro Experimental Aramar, Sandra Sandoval e Alessandra Fattori, a representante da Floresta Nacional de Ipanema, Veronika Schuler, e as representantes da empresa Wika do Brasil, Juliana Aparecida dos Santos e Maria Cecília de Mari. Além de vivenciar a experiência do contato com o meio ambiente, ao final da visita todos os presentes participaram do plantio de uma muda de Ipê Amarelo (símbolo de Iperó) e de uma muda de Pau Brasil (símbolo do país).

O espaço possui jardim sensorial, horta das plantas tóxicas proibidas, minhocário, composteira, estufa, horta de plantas comestíveis e uma grande área para rodas de conversas à sombra das arvores.

“O lançamento desse espaço é muito importante e estamos buscando parcerias com Aramar e a Flona de Ipanema para ampliarmos as ações de educação ambiental no município. Tudo isso resultará em bons frutos à população. Também queremos viabilizar uma programação de férias”, comentou o secretário do Meio Rural, Ambiente e Turismo.

“Valorizamos todas as atividades relacionadas ao meio ambiente e apoiamos todas as iniciativas nessa área. A qualidade de vida e a preservação ambiental precisam ser difundidas sempre”, destacou o prefeito.

Para visitar a Estação Ambiental e o espaço de Educação Ambiental e Sustentabilidade, os grupos precisam agendar com a SERAT, por meio de oficio, informando o número de visitantes. Mais informações: 3266-3694 (SERAT)

SEMANA DO MEIO AMBIENTE – Além da inauguração da área de Educação Ambiental, a “Semana do Meio Ambiente” realizada no início de junho promoveu visita e orientação sobre plantio de árvores na empresa Wika; palestras nas escolas municipais “Dona Elisa Moreira dos Santos” e “Dra. Neide Fogaça de Lima” e plantio de mudas; Pedágio Ecológico; campanha de controle de incêndios com distribuição de folhetos; doação de mudas; plantio de mudas na rua Sorocaba, nas proximidades da via férrea; replantio de mudas nas calçadas da cidade; lançamento do projeto “Adote uma árvore”, com solicitação de mudas pelo site da Prefeitura de Iperó (http://www.ipero.sp.gov.br/adote-uma-arvore/) e mutirão de plantio de mudas frutíferas no assentamento Bela Vista.