Home » Notícias » Estação Ferroviária ganhará base da Guarda Municipal

Estação Ferroviária ganhará base da Guarda Municipal

Estação Ferroviária ganhará base da Guarda Municipal

No último dia 11, em conjunto com os trabalhos de restauração da Estação Ferroviária, foi iniciada a restauração da guarita que, em breve, receberá uma Unidade Avançada Comunitária (UAC) da Guarda Civil Municipal (GCM). A decisão do prefeito de levar a guarda ao local tem como principal objetivo garantir o trabalho os próprios municipais que se situam naquela região, assim como da própria estação que deverá ser ocupada em breve com diversos projetos, além de proporcionar consequentemente mais tranquilidade e segurança para os moradores que residem nas imediações, em especial, dos bairros Novo Horizonte e Vila Santo Antonio.

A disponibilização desse espaço para a guarda municipal ainda contribuirá para evitar novos atos de vandalismo no local, a responsabilização dos infratores e ainda para garantir que as obras de restauração sejam concluídas e entregues a população.

“Com o reforço do efetivo e toda reestruturação da nossa GCM, teremos condições de manter guardas no local e, com a UAC, certamente garantir a proteção dos próprios municipais, como o Ceconti, o antigo pernoite, a própria estação, os futuros projetos que as salas do prédio receberão e o antigo depósito que deverá ter sua recuperação iniciada no segundo semestre deste ano.
Além disso, permitirá ainda o trabalho comunitário com os moradores dos bairros Novo Horizonte e Vila Santo Antonio que poderão chegar as suas casas com maior tranquilidade e segurança”, destacou o prefeito ao relembrar que nos últimos dois anos e meio, a Prefeitura dobrou o efetivo que hoje, possui, 33 profissionais em exercício, atendendo a população 24 horas por dia, devidamente armados, em sede reestruturada, com as promoções em dia e os novos veículos totalmente equipados.
Outra novidade é o andamento dos serviços que garantirão ampla iluminação do local que também refletirá na segurança dos moradores que se utilizam do espaço para acesso dos bairros à área central (e vice versa). “É um pedido antigo dos moradores do bairro e que iremos atender. Isso, além de beneficiar os moradores, contribuirá na maior eficácia dos trabalhos dos guardas que permanecerão no UAC”, destacou o prefeito.

A restauração da Estação Ferroviária e da guarita é desenvolvida por uma empresa qualificada para a realização deste tipo de trabalho, de forma a preservar a memória histórica deste patrimônio tão importante para cidade.

Mais informações podem ser obtidas no paço municipal, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento.

– Outras ações

Em conjunto com a restauração, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Municipais, firmou ainda parceria com a empresa América Latina Logística (ALL) para a manutenção e limpeza de todo o entorno do prédio.