Home » Notícias » Estratégia de Saúde da Família é ampliada

Estratégia de Saúde da Família é ampliada

Estratégia de Saúde da Família é ampliada

A Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria da Saúde, intensifica a Estratégia de Saúde da Família, com a utilização da unidade móvel para o atendimentos dos pacientes do bairro Bela Vista.

O projeto inclui o atendimento médico das áreas de Bacaetava e micro-regiões próximas ao bairro que necessitam de atendimento prioritário, por conta da distância da Unidade Básica de Saúde.
Com isso, a Prefeitura dá continuidade e amplia o atendimento já realizado com médicos e enfermeiros em uma unidade móvel de atendimento, que possibilita a execução de consultas, vacinação, exames de Papanicolau e de sangue (caso o médico prescreva) e orientações constantes sobre saúde. Caso o paciente necessite de um atendimento especializado, será agendada uma consulta com o especialista e encaminhado à unidade mais próxima.

A estratégia está complementada e melhorada, por meio da cooperação do Programa Mais Médicos, implantado recentemente no município. Além disso, os agentes comunitários de saúde fazem parte das ações pertinentes a esse projeto.

As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento da área atendida, e passa a ter responsabilidade conjunta no cuidado à saúde. A sua atuação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde, residências e na mobilização da comunidade.
O atendimento acontece todas as quartas-feiras, a partir das 8h30, sendo alternados os dias de consulta pediátrica e clinico geral para adultos e idosos. Mais informações sobre as consultas da unidade móvel devem ser obtidas na Unidade Básica de Saúde do bairro Bacaetava