Home » Notícias » Exposição de Astronomia movimenta a escola “Isaura”

Exposição de Astronomia movimenta a escola “Isaura”

Exposição de Astronomia movimenta a escola “Isaura”

Entre os dias 10 e 19, a Escola Municipal “Isaura Jamas Fogaça” expôs os trabalhos dos alunos dos terceiros anos, integrando o projeto “Aprendendo Astronomia”, orientado pela professora Eliani Rodrigues Dionísio, com apoio da professora Jussara Moraes. O foco do projeto realizado anualmente é a participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), cuja prova foi aplicada no último dia 19. Além dos alunos dos terceiros anos, alguns do quarto e quinto também participaram do projeto e da OBA.

O Sistema Solar foi um dos temas centrais abordados. Na sala de aula foram desenvolvidos trabalhos de orientação aos alunos e a exposição serviu como reforço aos temas tratados em sala, inclusive apresentando diversos detalhes aos estudantes. Percorreram a exposição os 328 alunos do período da manhã e os 338 da tarde.

“Todos os alunos tiveram contato com a Astronomia, e não apenas os que fizeram os trabalhos. Envolvemos toda a escola, desde o ensino infantil até os quintos anos. É uma iniciativa importante, pois além de incentivar os alunos a estudar, desenvolvemos atividades em grupo, priorizando o trabalho em equipe”, explicou a coordenadora pedagógica Celma dos Santos.

Rafael Ramos, de 10 anos, aluno do quinto ano, falou sobre o aprendizado. “Aprendemos sobre a Via Láctea e a importância dos planetas. Foi muito legal para a nossa formação. Gostei de fazer a apresentação e isso me ajudou também a estudar e me preparar para a prova da OBA”, disse.

Finalizada a primeira etapa com a exposição e a prova da OBA, agora os alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental e segundas fases da Educação Infantil se preparam para uma nova fase de aprendizado, com o projeto “Passeio ao Planetário Prof. Aristóteles Orsini”. A visita ao planetário, em São Paulo, está marcada para o dia 29 de junho.