Home » Notícias » Exposição sobre o Visconde de Porto Seguro percorrerá o município

Exposição sobre o Visconde de Porto Seguro percorrerá o município

Exposição sobre o Visconde de Porto Seguro percorrerá o município

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo (SERAT), a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SECE) e o Instituto Martius Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão, a partir do próximo dia 22 a exposição itinerante sobre a vida e a obra de Francisco Adolfo de Varnhagen – o Visconde de Porto Seguro – percorrerá vários pontos do município.

Ao todo, são 13 painéis que contam a trajetória do historiador que nasceu em São João de Ipanema – hoje sede da Floresta Nacional de Ipanema – em 17 de fevereiro de 1816, estudou no Real Colégio da Luz, em Lisboa, e posteriormente ingressou na Academia de Marinha.

A extensa obra de Varnhagen inclui, entre os mais importantes escritos, “O descobrimento do Brasil”, “O Caramuru perante a história”, “Tratado Descritivo do Brasil em 1587”, “História completa das lutas holandesas no Brasil”, “Épicos brasileiros”, “Florilégio da poesia brasileira”, “Amador Bueno”, “Cancioneiro” e “Literatura dos livros de cavalaria”. Considerado um dos maiores historiadores brasileiros, passou à posteridade como o “Pai da História do Brasil”. É o patrono da cadeira nº 39 da Academia Brasileira de Letras.

Confira o calendário da exposição:

22 e 23 de fevereiro – Escola Municipal “Dona Elisa Moreira dos Santos”

26 e 27 de fevereiro – Escola Municipal “Prof. Henory de Campos Goés” 

28 de fevereiro e 1 de março – Escola Municipal “Prof. Pedrina de Campos Pedrozo Rosa”

5 a 9 de março – Terminal rodoviário 

12 a 14  de março – Câmara Municipal de Iperó

19 a 23 de março – Prefeitura Municipal de Iperó

26 e 27 de março – Escola Municipal “Prof. Zilma Thibes Mello” 

3 e 4 de abril – Escola Municipal “Francisco Adolfo de Varnhagen”