Home » Notícias » Feira de empreendedorismo movimenta a escola Zilma

Feira de empreendedorismo movimenta a escola Zilma

Feira de empreendedorismo movimenta a escola Zilma

Foram 35 dias de muito trabalho e pesquisa, onde os alunos da Escola Municipal “Prof. Zilma Thibes Mello”, de George Oetterer, aprofundaram os conhecimentos sobre o tema “Empreendedorismo”. Como resultado dos trabalhos, no último dia 30 foi realizada uma “Feira de Empreendedorismo” na unidade, apresentando as ideias propostas pelos estudantes.

A iniciativa fez parte do projeto “Circuito do Saber”, criado para desenvolver atividades complementares aos temas desenvolvidos nas salas de aula e integrar as disciplinas. Os alunos empreendedores criaram embriões de futuras empresas e desenvolveram propostas nas áreas de gastronomia, brinquedos recicláveis, café, brechó, jardinagem, salão de cabeleireiros, lavanderia e lava rápido.

De acordo com a professora Isli Demétrio, coordenadora do projeto, foram identificados muitos talentos na escola. “Precisávamos aflorar esses talentos e surgiu a iniciativa de abordar o empreendedorismo. Na parte teórica tivemos o auxílio da professora Graziela, que coordenou as atividades ligadas aos custos das atividades propostas pelos alunos. Fiz a orientação sobre a montagem das empresas e o desenvolvimento das ações para o funcionamento de cada uma delas”, explicou.

A aluna Natália Paulino Coelho, do 9º ano, disse que foi muito gratificante participar do projeto. “Faz tempo que penso em ser confeiteira. Como sempre gostei de animes e mangás, achei interessante a proposta de trazer a loja de uma rede japonesa de café para o Brasil, adequando à realidade dos brasileiros. No início, a ideia não agradou o meu grupo de trabalho, mas em seguida consegui convencê-las. Juntas, fizemos todos os doces e salgados e pretendemos levar isso adiante”, comentou.

“Os alunos se superam a cada nova atividade e é perceptível o envolvimento de todos, o que valoriza muito iniciativas como essa”, destacou a secretária de Educação.

“Falar em empreendedorismo, principalmente nesse momento econômico que o país atravessa, ganha ainda mais importância. Os jovens com perfil empreendedor e boas ideias têm destaque no mercado. Se forem devidamente orientados têm condições de levar adiante muitos negócios de sucesso”, ressaltou o prefeito.

Exposição – também no dia 30, juntamente com a “Feira de Empreendedorismo”, o professor Amauri Aparecido dos Santos, de Artes, organizou uma exposição fotográfica com imagens registradas pelos alunos no entorno da unidade.

Após o desenvolvimento do conteúdo de fotografia e cinema em sala de aula, os alunos apresentaram os trabalhos e foram selecionadas as imagens para compor a mostra. “Fomos ao trabalho de campo e utilizamos a tecnologia que estava ao alcance dos alunos, como os celulares. A maioria das imagens foi feita com esses aparelhos. O resultado foi muito satisfatório, colocando os alunos como protagonistas do processo”, finalizou o professor.

Feira de Empreendedorismo movimentou a escola "Zilma"

Feira de Empreendedorismo movimentou a escola “Zilma”

 

Exposição destacou fotografias produzidas pelos alunos

Exposição destacou fotografias produzidas pelos alunos