Home » Notícias » Festa do padroeiro leva milhares de pessoas à Praça Padre Calixto

Festa do padroeiro leva milhares de pessoas à Praça Padre Calixto

Festa do padroeiro leva milhares de pessoas à Praça Padre Calixto

Durante os 14 dias de programação, a 75ª Festa de Santo Antonio atraiu milhares de pessoas à Praça Calixto, onde participaram das celebrações religiosas e das atrações culturais, incluindo barracas de comidas e bebidas típicas, bingo em prol às ações da igreja e shows gratuitos. Diariamente também foi distribuído o pão de Santo Antonio no fim das missas. O encerramento das festividades aconteceu nesta quarta (13), dia do padroeiro, com a procissão e a missa presidida pelo arcebispo de Sorocaba, dom Júlio Endi Akamine. Cerca de 600 pessoas participaram da celebração religiosa.

Desde a primeira edição, realizada em 1943, anualmente os iperoenses homenageiam o padroeiro, o que transformou a festa numa tradição há mais de sete décadas. O evento teve ainda a parceria da Prefeitura de Iperó, por meio do Departamento de Cultura, com o projeto “Eu amo Música”, que levou oito shows para a praça. Roque e banda, Rose Araújo e banda, Banda Vintage, Diego Henrique, Ivan e Anderson, Banda Marcial de Iperó, Auto Reverse e Sandy Proença integraram a programação do “Eu amo Música” deste ano. A Banda Marcial também acompanhou a procissão de Santo Antonio pelas ruas no entorno da igreja matriz.

Ainda como parte das comemorações do padroeiro, no último domingo (10) foi realizada a 1ª Cavalgada de Santo Antonio, com percurso que iniciou e terminou na antiga Oficina de Soldagem de Trilhos (ao lado da área do balonismo), após percorrer diversas vias da região central da cidade.

“Nossa paróquia vai completar 51 anos de criação daqui a alguns dias e, mesmo antes de ser paróquia, os iperoenses já celebravam Santo Antonio. São 75 anos de festividades. Procuramos fazer o melhor na organização, na parte espiritual, no acolhimento ao povo, no convite ao padres que por aqui passaram. E hoje o nosso arcebispo participou do encerramento, colocando uma chave de ouro na festa. Obrigado a todos pela colaboração e esforço, e obrigado à Prefeitura por todo o apoio. Muita gente deu o melhor de si para preparar tudo isso”, comentou o padre Isac Isaías Valle.

“A Festa de Santo Antonio é muito esperada anualmente e foi um sucesso mais uma vez. É um momento importante de encontro e confraternização entre as famílias, de preservar as tradições da nossa cidade e as nossas raízes, com as celebrações religiosas e a parte recreativa que reúnem muita gente na praça. Contem com o nosso apoio sempre”, salientou o prefeito.