Home » Notícias » Festival Iperocks divulga a escalada em Iperó

Festival Iperocks divulga a escalada em Iperó

Festival Iperocks divulga a escalada em Iperó

Entre os dias 8 e 10 de junho, Iperó sediou o “I Festival Iperocks”, para divulgar a prática do boulder. O evento realizado no bairro do Morro foi uma oportunidade para que escaladores se reunissem para confraternizar, escalar e trocar experiências, além de conhecer o potencial de Iperó no segmento da escalada. A Prefeitura de Iperó, por meio das secretarias de Meio Rural, Ambiente e Turismo (SERAT) e da Saúde, apoiou o evento.

O boulder é uma modalidade de escalada em rocha desenvolvida em Iperó desde fevereiro do ano passado. Em junho do ano passado, quando os escaladores descobriram todo o potencial da região, batizaram a área com o nome de “Iperocks”. O boulder é praticado sem o uso dos equipamentos convencionais como cordas e mosquetões e consiste em escalar pequenos blocos de pedras, geralmente com altura não superior a seis metros, onde os movimentos são de extrema dificuldade técnica e exigem força. Foi eleito pela revista Forbes como o segundo esporte mais completo do mundo.

Cerca de 200 escaladores passaram por “Iperocks” durante os três dias, incluindo representantes de São Paulo, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de dois atletas holandeses. Como a escalada foi incluída entre os esportes olímpicos e estará presente já a partir da próxima edição, em Tóquio, os escaladores Felipe Ro e Felipe Camargo também estiveram em Iperó para divulgar a modalidade. Felipe Ro, de 18 anos, integra a Seleção Brasileira, e Felipe Camargo, de 23 anos, tem várias conquistas em campeonatos mundiais de escalada em rocha.

Flávio Ragne Torreglosa, escalador e um dos organizadores do “I Festival Iperocks” falou sobre o sucesso do evento e o potencial da área em Iperó. “A gente costuma dizer que um lugar de escalada não frequentado acaba caindo no esquecimento. Então é fundamental a comunidade local estar sempre presente e conhecer a escalada, que é um esporte bastante completo e saudável. A vinda de atletas de alto nível ao evento reafirma todo o potencial de Iperó, e inclusive o município já está sendo assunto em toda a comunidade brasileira de escalada, com muita gente querendo vir conhecer. Obrigado à Prefeitura pelo apoio e a todos que têm nos ajudado”, comentou.

Ainda de acordo com Flávio Torreglosa, Iperó é o local mais próximo de São Paulo onde há a possibilidade de praticar a escalada com qualidade. Para conhecer mais sobre as atividades no município, basta acompanhar as redes sociais com o nome “Iperocks”. Também há informações no site www.iperocks.com. Para chegar ao local, no bairro do Morro, há sinalização.