Home » Notícias » “Futuro Cientista” encerra a temporada 2016

“Futuro Cientista” encerra a temporada 2016

“Futuro Cientista” encerra a temporada 2016

As escolas municipais “Prof. Zilma Thibes Mello”, “Prof. Roque Ayres de Oliveira”, “Dona Elisa Moreira dos Santos” e “Francisco Adolfo Varnhagen”, que integram o Programa Futuro Cientista (PFC), participaram da apresentação de encerramento da temporada 2016 do programa. O evento aconteceu no Polo Cultural na última quinta (24) e reuniu 80 alunos, sendo 20 de cada escola, que apresentaram os projetos desenvolvidos nas unidades.

A equipe do PFC analisou todos os trabalhos e a participação de cada integrante dos grupos. Os projetos melhores avaliados vão concorrer na etapa regional do PFC e a premiação está prevista para o próximo dia 8, no campus da UFSCar, em Sorocaba.

O idealizador do programa, Prof. Dr. Fábio de Lima Leite, esteve presente e conduziu a avaliação dos trabalhos. “Não vim para julgar e achar uma equipe ganhadora, mas sim para saber se os alunos estão engajados. Se eu não tivesse entrado no mundo da ciência ainda no ensino fundamental, a chance de estar aqui hoje seria muito pequena”, comentou.

“A nossa parceria com a UFSCar é muito significativa para os alunos, pois o programa contribui para uma formação sólida dos estudantes. Além de despertar o interesse para a ciência, orienta com relação à continuação dos sonhos desses jovens no ensino superior”, ressaltou o prefeito.

O PFC – a missão do programa é incentivar e proporcionar condições para o desenvolvimento científico, investindo na formação básica dos estudantes e preparando-os para encarar e superar desafios. O acompanhamento abrange três aspectos: desempenho escolar, comportamento e apoio da família à proposta. Os alunos também recebem orientação educacional e profissional através dos supervisores que visitam as unidades periodicamente, além dos encontros e contatos via redes sociais.

A iniciativa nasceu em 2010 na UFSCar (campus Sorocaba) e é reconhecida como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil. Em Iperó, o programa começou a ser desenvolvido em 2014 e tem a parceria com a Prefeitura.

Scroll Up