Home » Destaque » “Futuro Cientista” realiza aula inaugural em George Oetterer

“Futuro Cientista” realiza aula inaugural em George Oetterer

“Futuro Cientista” realiza aula inaugural em George Oetterer

Na última quinta (20), a Escola Municipal “Prof. Zilma Thibes Mello”, em George Oetterer, sediou a aula inaugural do programa “Futuro Cientista” (PFC), que abriu as atividades de 2017. Além da diretora, professores e alunos, estiveram presentes a secretária de Educação, Cultura e Esportes e o presidente do PFC, o Prof. Dr. Fábio de Lima Leite, juntamente com a equipe. Participaram ainda os alunos das escolas municipais “Elisa Moreira dos Santos”, “Prof. Roque Ayres de Oliveira” e “Francisco Adolfo de Varnhagen”, que também integram o programa.

O PFC é desenvolvido desde 2014 em Iperó, numa parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Prefeitura. Após a abertura do encontro pela secretária de Educação, o professor Fábio Leite explicou sobre a estrutura do programa aos alunos. “Ao longo do ano serão diversas etapas que complementam o ensino regular, como a metodologia do trabalho cientifico. A minha equipe acompanhará cada aluno”, disse.

Uma das novas alunas do PFC, Thifany Gomes, do 9º ano, falou sobre o interesse em participar das atividades. “Além de aprender sobre Ciência e Astronomia, espero aprender muito com o ‘Futuro Cientista’, pois quero estudar em uma universidade”, comentou.

“Colocamos muita expectativa no PFC, pois há um grande amparo aos alunos do ensino fundamental II em termos de conhecimento. Todos os desafios, como a Maratona do Conhecimento e a Feira de Ciências trarão oportunidades de estudos”, disse a diretora Sandra Mara Bossola dos Santos, da escola “Zilma”.

O prefeito destaca a satisfação com a parceria entre o município e a UFSCar. “O programa tem uma importância enorme para esses alunos, pois traz um cronograma estratégico de aprendizado que será essencial na formação de cada um. Além disso, fortalece as possibilidades de ingresso em uma universidade futuramente”, finalizou.

“FUTURO CIENTISTA” – A missão do PFC é incentivar e proporcionar condições para o desenvolvimento científico desde a fase escolar, investindo na formação básica dos estudantes e preparando-os para encarar e superar desafios. Esse acompanhamento abrange três aspectos: desempenho escolar, comportamento e apoio da família à proposta. Os alunos recebem também orientação educacional e profissional, por meio dos supervisores que visitam as unidades conveniadas periodicamente, além dos encontros e contatos virtuais e por telefone.

A iniciativa nasceu em 2010, na UFSCar – campus Sorocaba, e é reconhecida como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.