Home » Notícias » “Futuro Cientista” realiza Escola Preparatória em Iperó

“Futuro Cientista” realiza Escola Preparatória em Iperó

“Futuro Cientista” realiza Escola Preparatória em Iperó

No último dia 8, cerca de 80 alunos das escolas municipais “Prof. Roque Ayres de Oliveira”, “Prof. Zilma Thibes Mello”, “Dona Elisa Moreira dos Santos” e “Francisco Adolfo de Varnhagen”, que integram o “Programa Futuro Cientista” (PFC), se reuniram na sede da Escola “Roque”, em Bacaetava, para participar da “Escola Preparatória de Futuros Cientistas”. O evento foi promovido pela equipe do PFC e contou com a presença do professor Dr. Fábio de Lima Leite, que preside o programa.

Entre as apresentações, os alunos assistiram às palestras “Como um cientista trabalha”, “Vida de cientista” e “Mercado de Trabalho”. Também participaram de um mini curso com o tema “Como redigir boas redações e relatórios científicos”. Ao final do evento receberam o “Guia dos Cientistas”, que ficará disponível nas escolas.

A “Escola Preparatória” normalmente é realizada no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mas dessa vez os coordenadores do PFC optaram por realizar no município visando maior proximidade com os alunos. Os estudantes que estão há mais tempo no programa em Iperó também falaram ao grupo sobre a experiência e as expectativas para o futuro.

“Os alunos precisam acreditar neles mesmos. Não existe conquista sem suor, sem dedicação. É preciso cada um se transformar e para isso é necessário ter foco. A Escola Preparatória foi criada para a formação do aluno. Explicamos sobre como trabalha o cientista e ele precisa ter resiliência. Ensinamos o aluno a ser mais forte e uma parte importante nesse processo depende do próprio aluno, do interesse e dedicação dele. Os alunos de Iperó são muito bons, os professores falam muito bem sobre eles. Estão muito bem encaminhados”, comentou o professor Fábio Leite.

Ainda neste semestre, os alunos apresentarão os projetos científicos e participarão do concurso de redação e do Encontro Nacional de Futuros Cientistas. O PFC é desenvolvido em Iperó desde 2014, numa parceria entre a UFSCar e a Prefeitura.