Home » Destaque » Galpão de triagem da coleta seletiva é inaugurado em Iperó

Galpão de triagem da coleta seletiva é inaugurado em Iperó

Galpão de triagem da coleta seletiva é inaugurado em Iperó

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta (20), foi inaugurado o galpão de triagem da coleta seletiva e oficializado o início das atividades da cooperativa Iperocicla. O imóvel de 380 metros quadrados foi construído pela empresa Veolia em George Oetterer, numa área previamente recuperada. A empresa é a responsável pelo Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) de Iperó. As atividades da cooperativa integrarão o programa Novo Ciclo, de iniciativa da empresa Danone, que capacitou os cooperados para a atuação na triagem dos resíduos descartados pelos domicílios e empreendimentos comerciais da cidade, além de promover a educação ambiental da população.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento. Estiveram presentes o vice-prefeito, secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal, vereadores, servidores municipais, representantes do ICMBio e da Marinha do Brasil, Guarda Civil Municipal, representantes da Veolia e da Danone, os 20 cooperados da Iperocicla e a comunidade iperoense.

Cosmo José da Silva, um dos cooperados da Iperocicla, falou sobre o orgulho em participar do projeto pioneiro no município. “Fomos muito bem recebidos em cada casa que visitamos no bairro George Oetterer para informar sobre o início da coleta seletiva. É muito importante fazer parte dessa cooperativa, de onde poderemos tirar o nosso sustento. Agradeço à Prefeitura, à Câmara Municipal, à Veolia e à Danone por todo o apoio”, disse.

O técnico Mateus de Oliveira Fernandes, do programa Novo Ciclo, destacou a emoção do momento. “Acompanho desde a primeira reunião realizada para iniciar o projeto e é uma grande satisfação ver isso se tornar realidade. Agradeço a todos que participaram, incluindo o comitê formado para o desenvolvimento da coleta seletiva na cidade. Tudo está dando certo. Agradeço à Prefeitura, à Câmara Municipal, à Veolia, à Danone e ao programa Novo Ciclo, pois isso será muito importante para os cooperados daqui de Iperó”, comentou.

Lígia Camargo, gerente de Sustentabilidade da Danone, agradeceu a todos os envolvidos nos trabalhos em Iperó e explicou que a empresa tem como objetivo impactar de forma positiva a vida das pessoas. “Não só pelos seus produtos, mas também por iniciativas como o programa Novo Ciclo, que existe desde 2011. Promover a comunidade onde é desenvolvido o programa. E será, de fato, um novo ciclo na vida de cada integrante daqui de Iperó. Que essas parcerias sejam o início de uma contínua história de parcerias. Juntos chegamos mais longe”, ressaltou.

O diretor de Desenvolvimento da Veolia, Denis Afonso, também agradeceu a todos que se dedicaram ao projeto em Iperó e destacou a importância para o município, considerando que a construção do galpão e a aquisição dos equipamentos representaram investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão. “Sempre fomos muito bem recebidos em Iperó e, por isso, nada melhor que construir o galpão aqui. O principal agora é manter esse trabalho com bastante empenho, gerando renda e ajudando o meio ambiente. Isso vem coroar a participação de todos”, falou.

O vice-prefeito salientou que é essencial dar andamento aos trabalhos com alegria e entusiasmo. “É um momento especial, depois do grande trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos. Agradeço a todos os envolvidos. Nada aconteceu por acaso. Muitas pessoas se dedicaram bastante e foram firmadas parcerias importantes. Agora, cada um de nós tem a responsabilidade de ajudar a transformar cada vez mais em realidade a coleta seletiva no município.”

Devido a um compromisso no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, não foi possível o prefeito estar presente. Mesmo assim, escreveu uma mensagem que foi apresentada durante a cerimônia. “Parabenizo a todos os envolvidos neste projeto, no qual já vínhamos trabalhando desde 2013. Porém, devido à crise financeira e política do país, tivemos que refazer nossos prazos e ações para chegarmos até este momento tão importante para a nossa população. É algo inédito para Iperó e toda a Região Metropolitana de Sorocaba, nos moldes em que foi planejado. Agradeço a todos os servidores municipais que se dedicaram, a Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo, a nossa Câmara Municipal através do seu presidente, a equipe da Danone pela parceria e por acreditar no projeto e em Iperó, e a nossa grande parceira Veolia e toda a sua diretoria, em especial ao companheiro Denis, que sempre contribuiu e acreditou muito no projeto e em todas ações desenvolvidas pela empresa em nosso município”, enfatizou o prefeito.

A coleta seletiva foi iniciada de forma piloto no bairro George Oetterer no último dia 18 e será realizada sempre às segundas-feiras. Gradativamente será estendida aos outros bairros do município.