Home » Notícias » IBGE realizará Censo Agropecuário

IBGE realizará Censo Agropecuário

IBGE realizará Censo Agropecuário

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciará em outubro as ações relacionadas ao 10º Censo Agropecuário. Durante cinco meses serão realizadas visitas em estabelecimentos agropecuários de todo o Brasil e coletadas as informações sobre a área, a produção, as características, o uso de irrigação e de agrotóxicos, entre outros temas. O último Censo Agropecuário foi realizado entre 2006 e 2007. A previsão é que os resultados do Censo Agropecuário 2017 comecem a ser divulgados em meados de 2018.

Para tratar sobre o assunto, no último dia 31 foi realizada uma reunião na Câmara Municipal, com a presença de representantes do IBGE e dos integrantes da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), onde foram apresentados os objetivos da Comissão, o mapa municipal e as necessidades de apoio à operação. A CMGE foi oficialmente instalada durante o encontro.

Composta por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de entidades de classe, instituições públicas ou privadas e representantes da sociedade civil organizada, a CMGE acompanhará as etapas desde o preparo da operação de campo até a divulgação dos resultados. O município deverá apoiar com o espaço físico, contato com agricultores e suporte à realização do Censo.

O Censo Agropecuário 2017 também vai subsidiar a implantação do cadastro de estabelecimentos agropecuários e do Sistema Nacional de Pesquisas Agropecuárias, permitindo a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Estabelecimentos Agropecuários.