Home » Notícias » Idosos participam de encontro sobre cuidados e proteção

Idosos participam de encontro sobre cuidados e proteção

Idosos participam de encontro sobre cuidados e proteção

Numa parceria entre o Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na última quinta (29) foi realizado o 1º Encontro Municipal de Sensibilização sobre Cuidados e Proteção do Idoso. O evento aconteceu no Polo Cultural e teve o apoio das secretarias de Saúde e Educação. Cerca de 70 pessoas participaram. Estiveram presentes os integrantes do Centro de Convivência da Terceira Idade (CECONTI) e do Viva Melhor Idade, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), José Daniel Machado.

O objetivo do encontro foi destacar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, que aconteceu no último dia 15. A data foi instituída em 2006 pelo INPEA (Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos), ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial da Saúde), para criar uma consciência mundial, social e política sobre o tema e apresentar formas de prevenção.

Na abertura do evento foi apresentado o vídeo “Já pensou sobre a sua velhice?”. Na sequência, integrantes do Conselho do Idoso e do CREAS falaram sobre a atuação dos órgãos no município e explicaram que entre os tipos de violência praticados contra os idosos, os mais comuns são o abandono, a financeira-patrimonial, a psicológica, a negligência e a física. Durante o encontro, todos os participantes receberam um cartão com os contatos do Conselho do Idoso.

Luiza Mendes, presidente do Conselho do Idoso, explicou que o encontro teve foco na conscientização. “Programamos uma série de ações nos próximos meses e faremos uma abordagem mais enfática de todas essas questões envolvendo o idoso. Ainda existem muitas dúvidas sobre a violência contra o idoso e sempre somos procurados. Passamos diversas orientações nesse primeiro encontro, visando a melhora da qualidade de vida dos nossos idosos”, disse.

Ruth Dornela Paixão, presidente do CECONTI, destacou a importância do encontro. “Sempre procuro passar o máximo de informações para os integrantes do CECONTI, pois esse conhecimento é muito importante. O encontro de hoje foi bastante esclarecedor. Não somos velhos, somos idosos. Buscamos sempre melhorar a nossa qualidade de vida e é essencial que todos tenham essa consciência”, comentou.

De acordo com Giane Marins Arruda, coordenadora do Viva Melhor Idade, o evento contribuiu para o fortalecimento de vínculos. “O idoso precisa compreender a sua importância perante a sociedade e conhecer os seus direitos. Hoje eles saem daqui com uma consciência maior sobre o tema e se sentindo mais importantes, sabendo que têm um respaldo de toda uma equipe dedicada no município”, explicou.

“Todos têm o direito de viver com dignidade. É preciso combater sempre a violência contra o idoso. Ações de conscientização, como esse encontro, são essenciais. Respeitar o idoso é respeitar o nosso futuro”, ressaltou o prefeito.