Home » Notícias » Inauguração do busto do padre Calixto emociona iperoenses

Inauguração do busto do padre Calixto emociona iperoenses

Inauguração do busto do padre Calixto emociona iperoenses

No último domingo (20), durante as comemorações pelos 51 anos de emancipação de Iperó, o prefeito e o padre Isac Isaías Valle, atual pároco, inauguraram o busto em homenagem ao padre Calixto. Centenas de pessoas estiveram presentes no evento e se emocionaram quando o monumento foi apresentado. O busto foi instalado na Praça Padre Calixto (Praça da Matriz).

O padre Calixto atuou como pároco em Iperó entre 1967 e 1995. Nesse período lecionou na rede estadual de ensino, inicialmente no próprio município e depois em São Paulo. Formado como professor de ensino primário, concluiu também as graduações em Desenho, Pedagogia, Estudos Sociais e Educação Artística, além dos cursos de alemão, espanhol, francês, inglês e latim.

Desde 1995, ele atuou como vigário paroquial. Além disso, foi um dos fundadores da Academia de Letras de Iperó, em 2009. De acordo com o padre Isac Isaías Valle, o padre Calixto foi um amigo dos iperoenses. “Ele teve uma trajetória muito significativa, tanto em relação à igreja, quanto em relação ao município, sendo merecedor dessa homenagem”, comentou.

Segundo o prefeito, o padre Calixto foi uma figura marcante e presente em momentos importantes da história de Iperó. “Era muito querido por todos. Ele fez a pesquisa para o lema presente no brasão do município: VITAM IMPENDERE VERO (Consagrar a vida à verdade). Nada mais justo que um busto para perpetuar a memória dele”, ressaltou.

Padre Calixto faleceu em 14 de junho de 2015, dez dias após completar os 60 anos de ordenação sacerdotal, sendo 50 anos de atividades pastorais dedicadas aos iperoenses.

Missa – Na última segunda (21), aniversário de Iperó, foi celebrada uma missa na igreja matriz de Santo Antonio, em agradecimento pelos 51 anos de emancipação do município. Centenas de pessoas, entre autoridades e comunidade católica, participaram da celebração conduzida pelo padre Isac Isaías Valle.

Durante o momento de explanação, ele destacou a importância da participação dos munícipes na construção de uma cidade cada vez melhor e agradeceu a todos aqueles que trabalharam e se dedicaram ao município ao longo dos anos. “Que Deus ilumine os nossos governantes, para que continuem conduzindo o nosso município com muita sabedoria”, finalizou.

Busto Padre Calixto-7

 

Missa 51 anos (1)

Scroll Up