Home » Notícias » Iperó começa distribuição de carnês de IPTU; vencimento só ocorre a partir do mês de maio

Iperó começa distribuição de carnês de IPTU; vencimento só ocorre a partir do mês de maio

Iperó começa distribuição de carnês de IPTU; vencimento só ocorre a partir do mês de maio

Os valores de 2014 só foram corrigidos pelo índice de inflação, de 5,91%

Na segunda quinzena deste mês, a Prefeitura de Iperó começa a distribuição dos carnês do IPTU. Em relação ao ano passado, houve apenas a correção dos valores pelo índice de inflação de 5,91% (IPCA/IBGE). A forma de pagamento do imposto procura beneficiar o cidadão iperoense, pois o vencimento ocorre em maio, à vista ou a primeira parcela. Quem optar pelo pagamento à vista, praticamente vai pagar o mesmo valor de 2013, já que o desconto é de 5%.
Segundo levantamento da Prefeitura, a maioria dos municípios da região tem o mês de março como vencimento da primeira parcela ou pagamento à vista do IPTU. O levantamento incluiu 25 cidades, incluindo Iperó, sendo 22 têm vencimento entre janeiro e abril, enquanto em Jumirim e Quadra ele ocorre também em maio. Apenas Alumínio tem o vencimento posterior ao de Iperó, em junho. Mas o parcelamento em Alumínio só pode ser feito em seis vezes, enquanto em Iperó é de oito vezes. A atual Administração passou o vencimento do IPTU do mês de abril e para maio.
A dilatação do prazo de vencimento foi feita para facilitar o planejamento e o cumprimento das despesas pelos iperoenses. A Prefeitura entende que, no fim de um ano e no começo do outro, a população em geral tem uma série de gastos, como matrícula em escola – para quem estuda em estabelecimento particular -, compras de fim de ano, IPVA etc. Da mesma forma, as empresas também têm mais gastos nesse período, como o décimo terceiro dos funcionários. Assim, com o vencimento do IPTU apenas em maio, todos podem saldar seus compromissos com mais tranqüilidade.