Home » Destaque » Iperó comemora 200 anos dos Altos Fornos de Varnhagen

Iperó comemora 200 anos dos Altos Fornos de Varnhagen

Iperó comemora 200 anos dos Altos Fornos de Varnhagen

A Floresta Nacional de Ipanema/ICMBio em parceria com a Prefeitura de Iperó realizou na última quinta-feira (1), a comemoração dos 200 anos dos Altos Fornos de Varnhagen, patrimônio histórico nacional pertencente aos remanescentes da Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema. Essa  data também comemora-se o início da produção de ferro gusa em escala industrial no Brasil. Este evento reuniu entre outros, autoridades de toda região.

Após a abertura cerimonial, o professor e doutor Fernando Landgraf (Poli/USP), apresentou, aos convidados, documentos da época sobre a construção dos Altos Fornos, a engenharia por trás da construção, o orçamento dos matérias necessários e os projetos para a possível implantação dos Altos Fornos em Ipanema, todos eles feitos no período em que Frederico Luiz Guilherme Varnhagen era diretor, após construído os Altos Fornos foram os que permaneceram mais tempo em funcionamento no século XIX.

Uma novidade apresentada neste dia foi revelada pelo professor Paulo Edson, da FATEC de Sorocaba, que fez o lançamento de um aplicativo de Realidade Aumentada para smartphone, esta tecnologia permite que o mundo virtual seja misturado ao real, fazendo com que os visitantes tenham uma experiência ao apontar a câmera do celular, neste caso, para as ruínas do sítio histórico, vendo em sua tela reproduções tridimensionais da estrutura fabril com suas características originais. O App é gratuito e está disponível na Play Store intitulado a ‘A fábrica de ferro’. Alguns dos convidados baixaram o app e fizeram a experiência no local.

Em seguida o gerente regional de atendimento e vendas dos correios, Cesar Menezes Reis, fez o lançamento do carimbo postal e selo comemorativo, pelos Correios, para marcar esta data. O carimbo postal ao centro apresenta uma imagem da Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema, com os dizeres na parte superior “Altos Fornos de Varnhagen — 1º de novembro de 1818” , e na parte inferior “Correios-Iperó -SP — 1.11 a 30.11.2018”. As datas são alusivas ao período de utilização do carimbo, que estampará as correspondências confiadas à agência central de correios na cidade de Iperó.

Já no encerramento do evento todos foram convidados para conferir a exposição comemorativa no Centro de Visitantes da Flona, conhecer os Altos Fornos e poder conferir como eram os Altos Fornos em seu funcionamento, por meio do app de Realidade Aumentada.

“Este de fato é um evento de muita importância para o município, a Fabrica de Ferro é um dos bens mais preciosos que temos pelo valor histórico no
Brasil, foi nela que configurou uma das principais fornecedoras de ferro fundido para os arsenais de guerra, indústrias de utensílios agrícolas e para o comércio em geral. Só tenho a agradecer pelo sucesso do evento”, disse o prefeito. ■