Home » Notícias » Iperó é contemplado com mais três Hortas Educativas

Iperó é contemplado com mais três Hortas Educativas

Iperó é contemplado com mais três Hortas Educativas

A cidade de Iperó foi contemplada com mais três hortas educativas pelo Governo do Estado e pelo Fundo Social do Estado. As novas hortas serão implantadas em agosto em mais três escolas.

Para a presidente do Fundo Social de Iperó, Valdenis Ribera Mira, “O Projeto Horta Educativa é um instrumento pedagógico muito importante, pois, proporciona para as crianças a compreensão da relação entre o meio ambiente e a alimentação saudável, relacionando-os à saúde, cidadania e qualidade de vida.”

“O 1º projeto na Escola Visconde foi muito gratificante. Estamos muito felizes em receber mais três hortas para nossas escolas”, acrescentou Valdenis relembrando que em Iperó a primeira Horta Educativa foi implementada na Escola “Francisco Adolfo de Varnhagem – Visconde de Porto Seguro”, no bairro George Oetterer.

Para a diretora da unidade, Sandra Rosa Fernandes França de Mattos “’A horta educativa trouxe enriquecimento no conhecimento dos alunos, eles puderam acompanhar todo o processo desde o plantio até a colheita. Sem contar a orientação do coordenador e o fato de que colocaram a ‘mão na massa’. Essa participação no desenvolvimento de algo que as próprias crianças plantaram somada ao acompanhamento da horta é muito importante.”

O projeto Horta Educativa consiste na criação das hortas nas unidades de ensino com crianças de 4 a 8 anos, por meio da celebração de convênio com Governo do Estado e que visa ensinar, mesclando aulas teóricas e praticas, com conceitos de educação ambiental, nutricional e valorização do meio rural por meio da Horticultura. Além disso, contribui para o fortalecimento do trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Com essa nova parceria, o FSS do Estado doará para o município diversos materiais, como carrinho de mão, enxada, pá, kit jardinagem com 3 peças (pazinha, garfo e rastelo), regador, envelopes de sementes diversificadas, caderno do educador, entre outros. Além desse material, haverá uma capacitação da equipe de coordenação municipal em que serão apresentadas instruções educacionais para auxílio das crianças na manutenção da horta e ainda para a abordagem do tema de obesidade infantil.

Mais informações podem ser obtidas no Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua Costa e Silva, 175, na Vila Esmeralda ou pelo telefone (15) 3266-1198.