Home » Destaque » Iperó mantém nota B no IEG-M

Iperó mantém nota B no IEG-M

Iperó mantém nota B no IEG-M

Iperó manteve a nota B no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) referente a 2016, repetindo os resultados dos dois anos anteriores. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Sidney Beraldo, no último dia 9, durante uma cerimônia realizada em São Paulo. Cerca de 300 pessoas participaram do evento.

O indicador foi criado pelo TCE-SP em 2015, para medir a eficiência de 644 prefeituras paulistas, com exceção da capital. “O IEG-M nasce como um instrumento de contribuição para que as gestões sejam mais efetivas. E, principalmente com planejamento, sempre se pode melhorar”, afirmou Sidney Beraldo.

O IEG-M avalia sete áreas públicas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção aos cidadãos (quesitos ligados à área da Defesa Civil) e governança de tecnologia da informação. A partir desse levantamento, os municípios são classificados em faixas de resultado: altamente efetiva (A), muito efetiva (B+), efetiva (B), em fase de adequação (C+) e baixo nível de adequação (C).

Assim como nas duas últimas edições, em 2017 nenhuma das cidades recebeu classificação A. Já a avaliação geral média dos municípios foi de 0,64 (em uma escala de zero a um), o que representa a nota B. Ainda de acordo com o presidente do TCE-SP, os resultados atuais apontam que as áreas de planejamento e gestão fiscal são aquelas que merecem atenção especial dos gestores.

“Desde 2013, ainda no início do primeiro mandato, buscamos melhorar a eficiência da administração. A dedicação e o empenho dos servidores nas mais diversas da administração tem sido fundamental nesse processo. Ainda temos pontos a ajustar, mas o resultado do IEG-M demonstra esse empenho de todos e sinaliza que estamos caminhando para melhorar o indicador nas próximas edições”, destacou o prefeito.