Home » Destaque » Iperó participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde 

Iperó participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde 

Iperó participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde 

Evento propôs grandes avanços para a saúde pública do Brasil

 

Depois de integrar todas as etapas da Conferência Estadual de Saúde, os representantes do município de Iperó marcaram presença no evento de maior participação social do país, a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), entre os dias 04 e 07 de agosto, em Brasília.

Os iperoenses Ademir Matias, usuário do SUS, e a servidora Vânia Almeida estavam entre as cinco mil pessoas participantes do evento, que teve como tema “Democracia e Saúde” e tratou três eixos importantes para a discussão de saúde no Brasil: saúde como direito, consolidação do SUS e financiamento adequado do SUS.

Dentre as propostas discutidas durante o evento, 56 monções foram aprovadas relativas à garantia de direitos, medicamentos, assistências integrais, financiamento adequado e fortalecimento do Sistema Único. É esperado que o relatório, com todas essas medidas, seja divulgado ainda este ano, após compilação realizada pela Comissão de Relatoria.

O prefeito municipal comentou sobre a importância do evento e da participação de Iperó. “As conferências de saúde são históricas para todo o país, já que é a partir delas que se define o rumo das políticas de saúde pública que norteiam o avanço desse direito básico. Dessa forma, é com muita alegria que Iperó faz parte desse momento, na figura do Seu Ademir e da servidora Vânia, podendo discutir e ajudar a compor um SUS mais eficiente, igualitário e humano”.

Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e realizada pelo Ministério da Saúde, a 16ª Conferência (8ª+8) também realizou um resgate histórico à 8ª Conferência Nacional, realizada em 1986, responsável pelo debate e construção do Sistema de Saúde Público do país dentro da Constituição de 1988. A ideia foi homenagear a medida que vem garantindo um tratamento de saúde mais democrático no Brasil.