Home » Notícias » Iperó participa da 8ª Conferência Estadual de Saúde

Iperó participa da 8ª Conferência Estadual de Saúde

Iperó participa da 8ª Conferência Estadual de Saúde

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, foi representada por profissionais, usuários e integrantes da gestão, na etapa macrorregional da Conferência Estadual de Saúde, em Sorocaba, no dia 14 de maio.

O evento foi voltado para a elaboração de diretrizes Estaduais e Nacionais para a saúde. Iperó, que já havia proposto algumas medidas durante a Conferência Municipal, também trabalhou na criação de novos planos.

Dentre as propostas em âmbito estadual, estão a intensificação da capacitação de usuários, profissionais e gestores; promoção da participação do público nas políticas de saúde; a implementação de material didático sobre o SUS no ensino fundamental e médio; e o fortalecimento das ações de saúde nas escolas.

Já as diretrizes nacionais propõem a revogação da Emenda Constitucional 95 e a rejeição da Desvinculação de Receitas da União; além do fortalecimento da política nacional de controle social do SUS, que visa a capacitação das esferas da gestão para um melhor impulsionamento da conscientização popular.

Etapa estadual e nacional

Para a próxima etapa da Conferência Estadual de Saúde, que acontece em São Paulo, de 14 a 16 de junho, quatro representantes de Iperó, entre gestores e usuários, foram eleitos para participar. São eles: Ademir Mathias; Ruth Dornela Paixão; Damaris Viana Alexandre; e Francisca Almeida Costa.

A gestora Francisca e o usuário Aldemir também foram os eleitos para a 16° Conferência Nacional de Saúde, que acontece de 04 a 06 de agosto, em Brasília.