Home » Destaque » Iperó participa da maior feira de turismo de observação de aves da América Latina

Iperó participa da maior feira de turismo de observação de aves da América Latina

Iperó participa da maior feira de turismo de observação de aves da América Latina

A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo (Serat), marcou presença no 14° Encontro Brasileiro de Observação de Aves – AvistarBrasil, que aconteceu no campus da Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 17, 18 e 19 de maio. O evento é considerado o maior da América Latina em relação à observação de pássaros.

Iperó participou como um dos representantes da Região Turística “História&Aventuras” – também composta por Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Mairinque, Sorocaba e Votorantim. A AvistarBrasil, que recebe anualmente expositores nacionais e estrangeiros, contou com palestras e divulgações de destinos turísticos.

Quem visitou o stand de Iperó, pôde conhecer um pouco mais sobre a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) – apontada como um dos melhores lugares para a prática de observação de pássaros (birdwatching). Segundo matéria publicada pelo Jornal Cruzeiro do Sul, em 30 de abril, é possível encontrar 343 espécies de aves na Flona, entre elas, algumas raras como o caneleiro-de-chapéu-preto (Pachyramphus vlidus), o jacuaçu (Penelope obscura), o bentevizinho-de-penacho-vermelho (Myiozetetes similis) e a cambacica (Coereba faveola).

De acordo com a Serat, a observação de aves é uma modalidade de turismo que deve ser alavancada no município. Sendo assim, até o final do ano, a Prefeitura pretende programar uma ‘Passarinhada’ (passeio de birdwatching) nas áreas da Flona.