Home » Notícias » Iperó participa de seminário de medicina nuclear

Iperó participa de seminário de medicina nuclear

Iperó participa de seminário de medicina nuclear

Na última quarta feira, 13 de maio, o prefeito de Iperó participou do Seminário “Plano Nacional de Expansão da Medicina Nuclear”, após convite do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, Dr. Cláudio Tinoco Mesquita e do coordenador do projeto Reator Multiproposito Brasileiro – RMB – Dr. José Augusto Perrota.

O evento contou com a coordenação do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear e dos médicos nucleares e diretores George Barbério Coura Filho e Ricardo Cavalcante Quartim; além dos membros da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN – Angelo Fernando Padilha e José Carlos Bressiani e Jair Mengatti.

Na ocasião, representantes da área de medicina nuclear, membros do IPEN e o prefeito de Iperó, conheceram mais sobre a medicina nuclear no Brasil, sua expansão e utilização na abertura e apresentação do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, Dr. Cláudio. O objetivo do seminário foi o de promover a elaboração de estratégias conjuntas que impulsionem a medicina nuclear em suas diferentes esferas de atuação como forma de melhorar a qualidade e eficácia dos serviços e tratamentos prestados nos dias de hoje no país, consequentemente, melhorando a saúde da população brasileira.

Além disso, o evento contou com apresentação do coordenador do projeto Reator Multiproposito Brasileiro – RMB, Dr. Perrota, com explicações sobre todo o projeto, etapas iniciais, fase atual, licenças já obtidas e ainda sobre o futuro e suas ações que auxiliarão na autonomia do país, garantindo a produção dos insumos necessários à medicina nuclear e a ampliação da produção de material e técnicas nucleares que gerarão benefícios na área da saúde. Sem mencionar que servirão para produtos nas áreas de indústria, proteção do meio ambiente e agricultura e na formação recursos humanos especializados.

“Fiquei muito honrado e feliz em receber o convite para acompanhar este trabalho que tratou de tema extremamente relevante e importante para a área da saúde e no tratamento das pessoas, que é a medicina nuclear. A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, a cidade de Iperó e todo nosso pais terão uma vitória muito importante com o projeto a ser desenvolvido em nossa cidade, o RMB, e que certamente será fundamental para o avanço e ampliação da medicina nuclear brasileira”, destacou o prefeito.

O seminário foi realizado no IPEN-SP com apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI – representado pelo o Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares – IPEN e CNEN; e o Ministério da Saúde – MS.