Home » Destaque » Iperó passa a integrar plataformas tecnológicas pioneiras no Brasil

Iperó passa a integrar plataformas tecnológicas pioneiras no Brasil

Iperó passa a integrar plataformas tecnológicas pioneiras no Brasil

Iperó passa a integrar plataformas tecnológicas pioneiras no Brasil

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) lançou nesta terça (6), em São Paulo, um portal com duas plataformas: a Pró Municípios – desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – e a E-Muove – parceria com a Investe SP e Muove Brasil. As plataformas têm o objetivo de oferecer informações, indicadores, atendimentos e tecnologias voltadas ao apoio, planejamento e gestão de políticas públicas das cidades.

O vice-governador e secretário da SDECTI, Márcio França, explica que as plataformas serão aliadas no processo de desenvolvimento socioeconômico dos municípios. “Administrar as cidades com recursos enxutos não é uma tarefa simples. Nossa meta é oferecer ao gestor o suporte necessário para a tomada de decisões que contribuam com as políticas públicas e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida da população. Vamos oferecer a competência do IPT para realizar convênios com as prefeituras, que são os maiores clientes do nosso Estado”, ressaltou. 

A ferramenta permitirá a aproximação dos gestores, capacitar equipes e apoiar iniciativas de planejamento, gestão e políticas públicas. Contratado pela SDECTI, o IPT prestará serviços, por meio da plataforma, a um grupo piloto de 100 prefeituras nesta primeira etapa, incluindo Iperó. 

De acordo com os responsáveis pelas atividades da plataforma, Tatiana Mestres e Luiz Carlos Tanno, as cidades paulistas enfrentam algumas dificuldades na solução de questões técnicas do dia-a-dia, como a carência de mão de obra especializada em operações como a elaboração de editais de compras e licitações, ou na resolução de imprevistos estruturais e ambientais.

Entre os serviços oferecidos está o ícone ‘Consulte o Especialista’, no qual cada prefeitura poderá esclarecer dúvidas técnicas e buscar orientações. A plataforma oferece também a opção ‘Cursos’, onde as prefeituras poderão usufruir de aulas que serão oferecidas na sede do IPT, em São Paulo. Outra iniciativa da ferramenta será a disponibilização de relatórios e publicações técnicas. “Pesquisamos aspectos dos municípios paulistas e identificamos algumas dificuldades nas soluções de problemas técnicos. O lançamento da plataforma é resultado de uma mudança na visão de futuro do trabalho do IPT com os municípios”, afirmou Fernando Landgraf, diretor-presidente do Instituto.

“É uma grande conquista para Iperó integrar o grupo piloto de municípios inseridos já na primeira etapa da plataforma Pró Municípios. Essa ferramenta vai auxiliar e dar mais segurança aos administradores na solução de questões que surgem diariamente. A E-Muove também será uma importante aliada, com foco no desenvolvimento sustentável”, destacou o prefeito.

E-MUOVE – A InvesteSP e a empresa Muove Brasil firmaram uma parceria com o intuito de aplicar a plataforma ‘E-Muove’ nos 645 municípios paulistas pelo período de um ano. A ferramenta irá auxiliar gestores públicos e técnicos na promoção do desenvolvimento econômico sustentável dos municípios. Com a junção entre o conhecimento de especialistas em administração pública e a alta tecnologia em análise de dados, a plataforma irá ajudar na maximização de arrecadação, na otimização de despesas e na qualificação da implementação de políticas públicas.

Scroll Up