Home » Destaque » Iperó registra saldo positivo de empregos em 2018

Iperó registra saldo positivo de empregos em 2018

Iperó registra saldo positivo de empregos em 2018

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego apontaram que Iperó registrou saldo positivo de 523 novos postos de trabalho formal em 2018. Segundo os dados divulgados, entre os anos de 2017 e 2018 a cidade totalizou mais de 4 mil empregos formais.

O setor de Serviços e a Indústria foram os que mais alavancaram. Em 2018, foram abertas 81 empresas na cidade, sendo 12 empresas de pequeno porte, 61 microempresas, além de outras 8 cadastradas. Com isso, ao compararmos a geração de emprego do ano de 2017 com o ano de 2018, os empregos cresceram gradativamente.

A secretária de Planejamento e Desenvolvimento cita que o investimento e a criatividade da administração são os responsáveis pelo saldo positivo. “Temos focado no desenvolvimento e fortalecimento de parcerias com entidades como Sebrae e Banco do Povo, na desburocratização dos procedimentos para que pessoas empreendedores possam sair do mercado informal, na qualificação da mão de obra com programamos como o Mutirão Social do Trabalhador e ainda com a oferta de oficinas pelos mais diversos setores. Essas medidas permitem que os iperoenses consigam montar o seu negócio e gerar emprego e renda na cidade” relata.

Outras medidas que, certamente contribuíram com o aumento do número registrado, envolvem a regularização fundiária do Distrito Industrial que permitem a captação de recursos e influenciam na instalação de novas empresas. “Acreditamos que o saldo positivo irá continuar crescendo. As indústrias já existentes na cidade têm buscado alternativas para ampliação da produção que, consequentemente, gera o aumento dos postos de trabalho. Temos exemplos na própria estrutura da Prefeitura, nos últimos 15 dias, registramos o desligamento de cerca de 10 estagiários das mais diversas áreas que deixaram o estágio para iniciar o primeiro emprego. É gratificante ver esses jovens conseguindo a inserção no mercado formal de trabalho e saber que pudemos contribuir de alguma forma com a qualificação e capacitação deles. É uma grande conquista para a cidade”, completou a secretária.

Os dados positivos prometem continuar em progresso. Já no primeiro mês de 2019, 9 empresas novas surgiram, sendo 2 de pequeno porte e 7 microempresas. Semanalmente, são disponibilizadas vagas de emprego através do PAT de Iperó e divulgados nos meios oficiais da Prefeitura.