Home » Destaque » Iperó sedia reunião do comitê da bacia hidrográfica

Iperó sedia reunião do comitê da bacia hidrográfica

Iperó sedia reunião do comitê da bacia hidrográfica

Na tarde da última quarta (8), em Iperó, aconteceu uma reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT), que teve a presença do prefeito e do vice-prefeito de Iperó, do prefeito de Araçoiaba da Serra, Dirlei Salas, e representantes das prefeituras de Sorocaba, Alumínio e Votorantim.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Governo e Planejamento e Desenvolvimento de Iperó, o vice-presidente do CBH-SMT, Wendell Rodrigues, os representantes da Fundação Agência de Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (FABH-SMT), James Martins e Leonardo Rafael, e o secretário executivo do Consórcio de Estudo, Recuperação e Desenvolvimento das Bacias dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CERISO), Osmar Borzacchini. O encontro foi realizado na sede da Fundação Pátria.

Uma das principais pautas foi a apresentação da gestão da bacia hidrográfica e a transição das equipes, visto que apenas três prefeitos foram reeleitos entre os 34 municípios que compõem o CBH-SMT. Os cinco municípios reunidos em Iperó integram a microbacia “Médio Sorocaba”.

Wendell Rodrigues, do CBH-SMT, explicou sobre os planos municipais de saneamento e a necessidade de execução do plano regional de saneamento. André Cordeiro, coordenador da câmara técnica do CBH-SMT, explanou sobre o processo de análise dos pleitos dos municípios, avaliações realizadas pelo comitê e o desenvolvimento de projetos regionais, que são aqueles envolvendo mais de dois municípios.

James Martins, da FABH-SMT, destacou a necessidade de atuação para que não haja sobra de recursos e o auxílio aos municípios nas questões relacionadas à gestão dos resíduos, inclusive no que diz respeito aos resíduos de construção civil. Já Osmar Osmar Borzacchini, do CERISO, comentou sobre a importância de identificar as necessidades dos municípios e a execução dos projetos de forma conjunta nos casos em que houver assuntos comuns.

O prefeito de Iperó, atual presidente do CERISO, ressaltou a importância do CBH-SMT para a região. “O comitê desempenha um papel essencial junto aos municípios que compõem a bacia. Hoje foi um encontro técnico, pois estamos iniciando o mandato, juntamente com os demais prefeitos. Tratamos de questões gerais dos municípios. É preciso atuar em conjunto com todos os integrantes do CBH-SMT e do CERISO, conhecendo a realidade de cada um”, comentou.

O CBH-SMT foi criado em agosto de 1995, norteado pelas preocupações com a poluição do rio Tietê e com o reservatório de Itupararanga, principal manancial da bacia do Sorocaba. É constituído por 34 municípios, órgãos estaduais e representantes da sociedade civil. Ao longo de sua existência tem contribuído para o fortalecimento do sistema estadual de recursos hídricos.

Os 34 municípios que compõem o CBH-SMT são Alambari, Alumínio, Anhembi, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Bofete, Boituva, Botucatu, Cabreúva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereiras, Piedade, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra, Vargem Grande Paulista e Votorantim.