Home » Destaque » Iperó sobe mais 87 posições no ranking ambiental paulista

Iperó sobe mais 87 posições no ranking ambiental paulista

Iperó sobe mais 87 posições no ranking ambiental paulista

O resultado de Iperó no ranking 2016 do Programa Município Verde Azul (PMVA), comparado a 2015, foi um salto de 87 posições. O município subiu da posição 387ª para a 300ª, passando de 20,15 pontos para 23,33 pontos. O anúncio foi feito por Ricardo Salles, secretário estadual do Meio Ambiente, em São Paulo, na última quinta (8). Dos 645 municípios paulistas, 623 integram o ranking 2016.

Criado em 2007 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o programa tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios, além de estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas para o desenvolvimento sustentável. A participação no PMVA também é um dos critérios de avaliação para liberar recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).

O programa certifica e classifica os municípios, medindo a eficiência das suas gestões ambientais e utilizando dez diretivas que norteiam a agenda ambiental local nos seguintes temas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana e rural, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Todos esses fatores são avaliados pelos técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. “Recuperação de áreas degradadas, medidas de saneamento, arborização urbana e rural estão entre as realizações que mais contribuíram para melhorar a nossa posição no ranking. Esse reconhecimento é muito importante e é resultado do trabalho desenvolvido com o apoio dos nossos parceiros e da comunidade”, comentou o secretário de Meio Rural, Ambiente e Turismo.

De acordo com o prefeito, essa nova melhora no ranking reafirma o compromisso de Iperó com o meio ambiente. “Subimos 155 posições em 2015 e agora subimos mais 87 posições. Isso mostra que as nossas ações estão na direção certa e vamos trabalhar para continuarmos melhorando”, destacou.

Para mais informações sobre o PMVA, acesse o site http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/

municipio-verde-azul

Scroll Up