Home » Notícias » Iperó supera meta do Ideb no ensino de rede municipal

Iperó supera meta do Ideb no ensino de rede municipal

Iperó supera meta do Ideb no ensino de rede municipal

 

De acordo com os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgados no último dia 5 pelo Ministério da Educação, em Brasília, Iperó ultrapassou a meta prevista para os anos iniciais do Ensino Fundamental (4ª série e 5º ano), etapa prioritariamente oferecida pelas redes municipais. Iperó obteve um índice de 5,3 quando a meta para 2013 era de 4,9. Já nos anos finais (8ª série e 9º ano) o município manteve a média nacional em 4,0.

O prefeito destacou a importância da educação no município “Foi uma das nossas metas, desde quando assumimos em 2013, cuidar mais da Educação. Sabemos que não está tudo perfeito, estamos em buscando novos métodos para melhorar o ensino, e vamos fazer com que a Educação cresça em Iperó”.

O IDEB foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e da Prova Brasil.

O IDEB também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da Educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o IDEB do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável à dos países desenvolvidos. O Prefeito compartilhou os resultados com os professores. “Parabéns a todos os profissionais da educação, em especial aos nossos professores”, destacou o prefeito.10471214_811513502214682_2734312749430763895_o