Home » Notícias » Iperoense participa de Jornada de Química

Iperoense participa de Jornada de Química

Iperoense participa de Jornada de Química

A IPEROENSE Cristiany Ludwig, de 16 anos participou no mês de julho do XIII Evento de Ensino de Química (EVEQ) representando a cidade e apresentando trabalho desenvolvido com o professor e orientador Diego Mendes Ferreira sobre a análise de depósito de partículas sólidas oriundas da fumaça de cigarros em tecidos não vascularizado. O trabalho pretende demonstrar os impactos nos tecidos pela ingestão da fumaça de cigarros em fumantes ativos e fumantes passivos e também pode ser utilizado na análise de depósitos de partículas oriundas da queima de combustíveis fósseis.

No evento organizado anualmente pela UNESP, Cristiany se destacou por ser a mulher mais jovem a apresentar um trabalho no ano de 2015 e, em razão do resultado positivo obtido, no mês de outubro, embarcou para a Argentina para apresentação na X Jornadas Nacionales y VII Jornadas Internacionales de Enseñanza de la Química Universitaria, Superior, Secundaria y Técnica. Nesta jornada, Cristiany foi uma das poucas e a mais jovem brasileira a apresentar um trabalho que, inclusive, foi publicado como artigo no Journal of the Argentine Chemical Society.

Segundo o professor de química e orientador “O trabalho tem se mostrado bem sucedido e a aluna tem demonstrado excepcional desempenho nas atividades científicas experimentais desenvolvidas no laboratório, e nas atividades de levantamento de dados”, e completa “Acredito que esta aluna tem grande talento e potencial para se tornar uma grande e respeitada pesquisadora da área de química”.

Para a estudante Cristiany Ludwig, todo este trabalho tem muito significado “Foi como um sonho realizado surgir toda essa oportunidade, pois sempre gostei de química, de ler artigos de analises. Acredito que tudo isso me ajudará em meus estudos e minha carreira no futuro”.

Para participar do evento na Argentina a estudante e o professor da Escola Gaspar Ricardo Junior contaram com a colaboração e parceria da Prefeitura de Iperó. O prefeito conta que “Quando eles nos procuraram e contaram sobre a iniciativa de participar do evento, não pensei duas vezes e concordei em auxiliar. Fiquei muito contente pela iniciativa do professor e admirado com inteligência da jovem aluna”. E completou  “Estaremos sempre incentivando nossos jovens alunos brilhantes e não mediremos esforços em auxiliar todos aqueles que se comprometam com a educação e boas práticas”.