Home » Destaque » Iperoense recebe título de Doutor em Ensino de Ciências

Iperoense recebe título de Doutor em Ensino de Ciências

Iperoense recebe título de Doutor em Ensino de Ciências

No último dia 15, o iperoense Emerson Ferreira Gomes defendeu a tese “Astros no rock: uma perspectiva sociocultural no uso da canção na educação em ciências”, no Instituto de Física da USP, onde foi aprovado e recebeu o título de Doutor em Ensino de Ciências. A banca examinadora foi composta pelos Profs. Drs. Luís Paulo de Carvalho Piassi (orientador da tese / EACH-USP), Anderson Vinícius Romanini (ECA-USP), Eugênio Maria de França Ramos (FE-USP) e Germana Fernandes Barata (Unicamp).

Emerson explica que no mestrado havia abordado o uso da literatura no ensino da física. E como não era muito explorada a utilização de outros produtos culturais, surgiu a possibilidade de focar a música no doutorado, especificamente o rock, pois muitos artistas incluíram a temática de ciências nas letras. “Isso ajudou a despertar o interesse nos estudantes. O rock não é um estilo que a maioria ouve, mas já nas primeiras aplicações percebi que mesmo quem não gostava do gênero musical, acabava ficando curioso e atento aos temas ligados à física”, comentou.

O projeto para o doutorado foi apresentado em 2011 e o início dos trabalhos aconteceu em 2012, quando a metodologia passou a ser desenvolvida na Escola Dr. Gaspar Ricardo Júnior, em Iperó, e também na EACH/USP, na USP Leste, em São Paulo. A pesquisa percorreu três níveis: conceitual-fenomenológico, histórico-metodológico e sócio-político. E para isso, três autores foram fundamentais: Vigotski, Paulo Freire e Georges Snyders.

A criação do grupo RITA (Rock na Investigação da Tecnociência para Adolescentes), em homenagem à cantora Rita Lee, também foi importante. Através desse grupo, os estudantes de graduação da EACH desenvolveram um projeto de divulgação científica e aplicaram a metodologia para os alunos do programa “Mais Educação”, desenvolvido pelo Governo Federal, através da Prefeitura de São Paulo.

O prefeito ficou bastante orgulhoso ao saber da notícia. “Sempre acompanhamos o trabalho do Emerson e desde o início a repercussão foi muito positiva, inclusive na imprensa regional. É perceptível a empolgação dos alunos com essas aulas. Parabenizo pela conquista do título e, sem dúvidas, é mais um iperoense que contribui para levar o nome do nosso município ao resto do mundo”, destacou.

Atualmente, o professor Emerson Ferreira Gomes leciona no IFSP, em Boituva, no ensino médio, ensino técnico e graduação. Ele destacou ainda o apoio de todas as instituições por onde passou, principalmente dos professores Marissol Campos, Estela Soldera e Thiago Ramires, da Escola Gaspar. Em maio, juntamente com o orientador, vai apresentar a tese em Montreal, no Canadá, no 84º Congresso da Associação Francófona do Saber.