Home » Notícias » Iperoenses participam de Oficina Preparatória de Estiagem

Iperoenses participam de Oficina Preparatória de Estiagem

Iperoenses participam de Oficina Preparatória de Estiagem

Foi realizada em Salto, na última quinta (17), a Oficina Preparatória de Estiagem. O encontro aconteceu no Teatro Sala Palma de Ouro, onde a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) abordou temas para a construção da rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando os municípios a utilizarem as ferramentas existentes, como a legislação aplicada à proteção e defesa civil, a elaboração do plano de contingência para o período de estiagem, os critérios para a decretação de situação de anormalidade e solicitação de recursos às esferas estadual e federal, o uso de aeronaves para combate a incêndios em cobertura vegetal e orientações relacionadas ao Programa Município Verde Azul (PMVA).

Estiveram presentes a secretária Chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Helena dos Santos Reis, o coordenador regional da Defesa Civil de Sorocaba, Capitão PM Ivan Luiz Godinho, além de diversas autoridades. Mais de 40 cidades da região de Sorocaba participaram. Entre os representantes de Iperó estiveram a coordenadora de Proteção de Defesa Civil, Lindamaris Rodrigues, o secretário de Meio Rural, Ambiente e Turismo, os brigadistas e voluntários GCM’s Hessel e Lucas, o bombeiro civil Tiago Militão, Adriana Ribeiro Aguiar Oliveira, da Secretaria da Saúde, e Rogério da Silva Fernandes, da Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo.

Foram abordados temas como a “Operação Corta-Fogo” (Secretaria Estadual de Meio Ambiente), o combate ao Aedes Aegypti no Estado (SUCEN), a fiscalização de queimadas e incêndios florestais (Polícia Ambiental), a interpretação de dados meteorológicos (SOMAR Meteorologia) e a formação regional de brigadistas (Corpo de Bombeiros). Também foram realizadas atividades práticas de combate a incêndios.

“A participação de Iperó nessa Oficina promovida pela Defesa Civil do Estado foi um passo importante para reforçar a atuação da Defesa Civil no município, com capacitação sobre diversos temas, visando atravessar o período de estiagem que já estamos vivenciando e normalmente traz problemas como as queimadas”, comentou o prefeito.