Home » Notícias » Iperoenses prestigiam exposição sobre o Visconde de Porto Seguro

Iperoenses prestigiam exposição sobre o Visconde de Porto Seguro

Iperoenses prestigiam exposição sobre o Visconde de Porto Seguro

Ao menos três mil pessoas, entre alunos da rede municipal e comunidade iperoense, prestigiaram a exposição itinerante sobre a vida e a obra de Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro. Entre os dias 22 de fevereiro e 4 de abril, os 13 painéis contando a trajetória do historiador passaram pelo terminal rodoviário, Câmara Municipal e escolas municipais “Dona Elisa Moreira dos Santos”, “Prof. Henory de Campos Goés”, “Prof. Zilma Thibes Mello” e “Francisco Adolfo de Varnhagen”.

A exposição foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo (SERAT), a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SECE) e o Instituto Martius Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemão.

Francisco Adolfo de Varnhagen nasceu em São João de Ipanema – hoje sede da Floresta Nacional de Ipanema – em 17 de fevereiro de 1816, estudou no Real Colégio da Luz, em Lisboa, e posteriormente ingressou na Academia de Marinha. A extensa obra de Varnhagen inclui, entre os mais importantes escritos, “O descobrimento do Brasil”, “O Caramuru perante a história”, “Tratado Descritivo do Brasil em 1587”, “História completa das lutas holandesas no Brasil”, “Épicos brasileiros”, “Florilégio da poesia brasileira”, “Amador Bueno”, “Cancioneiro” e “Literatura dos livros de cavalaria”. Considerado um dos maiores historiadores brasileiros, é conhecido como o “Pai da História do Brasil”. O historiador é o patrono da cadeira nº 39 da Academia Brasileira de Letras.

“Nas escolas por onde a exposição passou, os professores aproveitaram para ilustrar e reforçar diversos conteúdos estudados em sala de aula. Foi uma experiência bastante positiva, principalmente por se tratar de uma grande personalidade ligada ao nosso município”, explicaram os secretários de Meio Rural, Ambiente e Turismo e de Educação, Cultura e Esportes.

“Parabenizo às equipes das Secretarias pela iniciativa de trazer para Iperó essa exposição que mostra a trajetória do Visconde de Porto Seguro. Além de conhecer mais a respeito do ilustre personagem da nossa história, quem prestigiou a exposição aprendeu um pouco sobre a nossa própria história”, comentou o prefeito.