Home » Notícias » Mais 240 animais são esterilizados em Mutirão de Castração

Mais 240 animais são esterilizados em Mutirão de Castração

Mais 240 animais são esterilizados em Mutirão de Castração

Foi realizado no último fim de semana, dias 1 e 2, o “8º Mutirão de Castração”, que esterilizou 240 animais, sendo 100 gatos e 140 cachorros, entre machos e fêmeas, incluindo animais de rua, a exemplo das edições anteriores. Ainda durante o Mutirão, seis filhotes foram encaminhados para adoção. Os novos tutores assinaram um termo de posse responsável, assumiram o compromisso de realizar a castração dos animais quando chegarem à idade mínima e para isso receberam um “vale castração”.

O Mutirão de Castração é realizado pela Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria do Meio Rural, Ambiente e Turismo (SERAT), e conta com a parceria da ONG “Cia do Bicho”, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e diversos voluntários.

Durante os dois dias foi colocada em prática uma campanha sobre a posse responsável dos animais, com diversas orientações sobre o tema. As crianças também participaram de dinâmicas com pintura facial e desenhos, para despertar a consciência sobre a posse responsável, a importância da castração e o não abandono dos animais.

Luiza Helena de Oliveira, voluntária desde a segunda edição, fala sobre o atingimento dos objetivos e explica que sem as parcerias não seria possível realizar o Mutirão. “Foram castrados muitos animais de rua, tivemos um grande apoio dos voluntários e a aceitação da população foi extremamente importante. O Mutirão conquistou bastante credibilidade desde a primeira edição e os iperoenses têm confiança no trabalho que realizamos. É muito gratificante esse respeito e carinho das pessoas. É um trabalho cansativo, mas o resultado vale a pena, buscando sempre orientar a população e despertar essa conscientização. Agradecemos a todos que nos apoiaram e se dedicaram”, comentou.

“Mais uma vez o Mutirão de Castração teve o apoio dos voluntários que são parceiros importantes nesse trabalho. Também conseguimos, com a ajuda deles, informar e orientar sobre a importância da posse responsável dos animais, além dos deveres dos proprietários”, disse o secretário do Meio Rural, Ambiente e Turismo.

“O Mutirão sempre traz resultados positivos, que contribuem para beneficiar toda a população, pois ajuda a controlar o número de animais e diminuir os casos de animais abandonados. Representa mais uma ação que apoiamos nesse segmento. Outra medida recente foi a aprovação da lei, com o apoio da Câmara Municipal, para um Programa Permanente de Proteção e Defesa dos Animais, o Fundo Municipal do Bem-Estar Animal e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. O objetivo dessa nova legislação é promover ações voltadas ao bem-estar animal e ao controle populacional de animais domésticos. Essas iniciativas certamente contribuirão no controle de zoonoses. Parabéns a todos os envolvidos”, comentou o prefeito.

Em oito edições, o Mutirão de Castração esterilizou 1.870 animais em Iperó. A próxima edição será realizada no primeiro semestre de 2019.

Mais informações: 3266-3694 (SERAT)

Scroll Up