Home » Notícias » Mais escolas recebem o programa “Horta Educativa”

Mais escolas recebem o programa “Horta Educativa”

Mais escolas recebem o programa “Horta Educativa”

No decorrer desta semana, as escolas municipais “Dra. Neide Fogaça de Lima”, “Professora Pedrina de Campos Pedrozo Rosa”, “Marinheiro Mariz e Barros” e “Visconde de Porto Seguro” iniciarão as atividades do projeto estadual “Horta Educativa”. O programa é uma parceria do Fundo Social do Estado com o Fundo Social de Iperó, juntamente com as secretarias municipais de Educação e de Meio Rural, Ambiente e Turismo (SERAT).

Serão distribuídos kits com cadernos, apostilas, equipamentos de plantio e irrigação e sementes para os pais dos alunos. As escolas ainda receberão uma palestra explicativa, direcionada aos pais, apresentada pela equipe do Departamento de Nutrição, abordando a importância da alimentação saudável, os atuais índices de obesidade na infância e as doenças que podem surgir devido à má alimentação.

Valdenis Ribera Mira, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Iperó, ressaltou a importância da presença dos pais nesses encontros. “A palestra traz assuntos de extrema importância, pois estão diretamente relacionados à saúde de toda a família”, explicou.

A SERAT está confeccionando os pneus em forma de “minions” (personagens de animação) para instalar nas hortas. Os canteiros receberão adubos orgânicos, além de outros materiais reutilizáveis. A secretária de Educação destacou que os professores estão empenhados em criar outros modelos de canteiros nas atividades com os alunos. “Já houve a instalação das placas do programa nas escolas e a expectativa é que os alunos desenvolvam a consciência da importância de uma alimentação saudável”, disse.

Em Iperó, o programa estadual foi iniciado em 2014, através da Escola Municipal “Visconde de Porto Seguro”. Após o encerramento da prestação de contas, foram aprovadas mais essas três escolas para o convênio com o Governo do Estado, além da renovação com a escola pioneira.

As entregas de kit e palestra com as nutricionistas acontecerão hoje (15), às 8h, na escola “Pedrina”. Na escola “Neide”, acontecerão amanhã (16), com início às 8h. Já na escola “Marinheiro”, acontecerão na quinta (17), também às 8h. Na escola “Visconde” a palestra aconteceu quando o programa foi iniciado em 2014.

Scroll Up