Home » Destaque » Mega plantio ultrapassa 1700 mudas

Mega plantio ultrapassa 1700 mudas

Mega plantio ultrapassa 1700 mudas

O mega plantio realizado para celebrar o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, que aconteceu no último dia 5, continua e já chegou a 1720 mudas plantadas em diversos pontos da cidade. A ação faz parte do projeto ”Iperverde”, promovido pela Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo (Serat), que tem o objetivo de arborizar espaços públicos, escolas, ruas, avenidas e áreas em recuperação ambiental, como rios, córregos e nascentes. Todos os locais recebem mudas de espécies nativas.

Através de uma parceria com a Secretaria da Educação, buscando resgatar o interesse e a conscientização das crianças pelo meio ambiente, alunos das escolas municipais “Henory”, “Pedrina” e “Elisa” também plantaram suas mudas, aprendendo passo a passo o processo do plantio. Fabiana Paulino, professora de Ciências da escola “Henory”, destaca a importância da iniciativa. “O projeto ‘casou’ com a matéria que estamos estudando no momento, ajudando a entender como é o processo de arborizar uma área que antes era dominada pelo mato. Essa experiência e o contato com a natureza ajudam bastante. Daqui a alguns anos eles vão passar por aqui, ver isso tudo grande e saber que participaram também”, comenta.

As mudas utilizadas foram produzidas em viveiro próprio e compensações ambientais, além de doações de empresários e do viveiro de mudas nativas “Árvores Brasileiras”, localizado no município. De acordo com o secretário, a meta até o fim do ano é ultrapassar 3000 mudas em toda a cidade. “A partir desta semana mais três bairros serão contemplados, sendo Bacaetava, George Oetterer e Novo Horizonte”, comentou.

Para o prefeito, as árvores e os jovens são o futuro. “Essas ações sensibilizam os estudantes para que aprendam os cuidados com as plantas, repensem suas atitudes e entendam a importância desse ato para eles e para a sociedade. É preciso espalhar ações como essa”, destacou.