Home » Destaque » Merenda escolar tem produtos da Agricultura Familiar do município

Merenda escolar tem produtos da Agricultura Familiar do município

Merenda escolar tem produtos da Agricultura Familiar do município

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, assinou, no mês de maio, o contrato que estabelece a compra de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e Empreendedor Familiar Rural para reforçar a merenda escolar dos estudantes da rede municipal de ensino.

A medida, em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tem como objetivo promover a agricultura familiar — que gera renda para o próprio município —, além de incentivar o cultivo de alimentos orgânicos e, consequentemente, garantir uma alimentação mais saudável nas unidades de ensino.

“A agricultura familiar é muito importante para o nosso município. Há anos estamos trabalhando firme com os produtores rurais locais, e essa parceria vem dando muito certo, tanto para os agricultores quanto para a cidade em geral. Os alimentos produzidos são de alta qualidade, orgânicos e saudáveis. Sendo assim, com essa nova medida, os nossos alunos irão se beneficiar de uma alimentação mais rica”, afirma o prefeito.

O produtor rural Francisco Moreira de Souza diz que produzir alimentos para a merenda escolar é um grande prazer. “Nossos produtos não contêm nenhum tipo de veneno, o que é muito importante, já que nos preocupamos com a alimentação e saúde de todas as crianças”, declara.

Como essa medida foi efetuada através de procedimento de chamada pública (N°1/2019), todos os produtores e cooperativas de agricultura familiar que participaram do processo e preencheram os requisitos do edital foram habilitados para fornecer seus produtos. Assim, de acordo com edital, todos têm a oportunidade de fornecer em igualdade de condições e valores.

Entre os alimentos orgânicos da merenda, fornecidos pelos agricultores, estão a abobrinha, abóbora, beterraba, cenoura, alface, pepino, quiabo, mexerica, salsinha, repolho, tomate, melancia, limão, mandioca, banana, cebolinha, chicória, acelga, almeirão, berinjela, goiaba, couve-flor, pimentão e laranja.

Scroll Up