Home » Notícias » Merenda privilegia produtos cultivados no município

Merenda privilegia produtos cultivados no município

Merenda privilegia produtos cultivados no município

Uma parceria entre a Prefeitura de Iperó, cinco cooperativas e uma associação de produtores do município tem gerado bons resultados. Em 2013, a Secretaria de Educação, com o apoio da Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo, e também dos produtores, realizou um estudo sobre a produção agrícola, identificando as principais cadeias produtivas de Iperó. Isso permitiu privilegiar os produtos cultivados localmente para o cardápio dos alunos da rede municipal.

Atualmente, através do Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE), frutas como a goiaba, laranja, tangerina, banana e melancia, além de outros 30 itens divididos entre verduras e legumes produzidos em Iperó, fazem parte da merenda escolar. Todo o processo é acompanhado pelo Departamento de Nutrição, para garantir que as crianças e adolescentes tenham as necessidades nutricionais diárias atendidas.

Segundo o secretário de Meio Rural, Ambiente e Turismo, essa parceria é muito importante e benéfica para o município, que ganha em qualidade e frescor nos produtos, tendo sido mostrada em vários programas de TV que cobrem o tema agricultura.

O prefeito explica que a economia rural se aquece e, dessa forma, melhora a renda dos produtores através das chamadas ‘compras institucionais’. “Hoje, mais de 30% dos produtos da merenda escolar dos nossos alunos são cultivados no município. Nosso objetivo é continuar elevando esse percentual, valorizando os nossos agricultores”, finaliza.

Scroll Up