Home » Notícias » Ministério da Agricultura certifica produtores orgânicos de Iperó

Ministério da Agricultura certifica produtores orgânicos de Iperó

Ministério da Agricultura certifica produtores orgânicos de Iperó

O trabalho conjunto entre a Prefeitura de Iperó, por meio da SERAT – Casa da Agricultura, Itesp, Ufscar, Incra e produtores iperoenses resultou na certificação, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, de cerca de quarenta famílias do município que hoje apostam no mercado da agroecologia.

A agroecologia é uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável . É uma abordagem da agricultura, que se baseia nas dinâmicas da natureza, fertilidade do solo sem o uso de fertilizantes ou agrotóxicos.

Dentro desse conceito, os produtores orgânicos de Iperó das OCSs (Organização de Controle Social) “Terra Nossa” e “Unidos venceremos” foram certificados nos últimos dias de dezembro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Agora,
credenciados nacionalmente, os produtores familiares de Iperó, estão aptos a comercializar seus produtos de maneira oficial com o selo de “orgânicos”.

A política de extensão rural proposta pela Prefeitura, por meio dos estagiários em Agronomia pela Ufscar, forneceu apoio técnico e suporte científico, o que valorizou todo o trabalho.