Home » Notícias » Musicalização nas Escolas é instrumento de transformação

Musicalização nas Escolas é instrumento de transformação

Musicalização nas Escolas é instrumento de transformação

Realizado desde o ano de 2013, o projeto “Musicalização nas Escolas’’ atende mais de 200 crianças por mês. Ensinando técnicas instrumentais, ordem unida, disciplina, postura, alinhamento, garbo, flexibilidade, resistência, exercícios rítmicos e movimentos de dança, o projeto ganha mais espaço a cada ano.

O projeto auxilia a apurar as percepções sensíveis e individuais e também proporciona outros ganhos, como foco, criatividade, bagagem cultura, leitura e memória, desenvolvimento linguístico, expressão corporal e coordenação motora. A participação no projeto já demonstrou que os participantes melhoram a postura e disciplina em sala de aula e em sociedade e que a música pode, de fato, ser transformadora na vida desses alunos.

Renato Vieira de Almeida, é músico da banda marcial de Iperó desde que o projeto se iniciou e conta o quanto a Banda contribuiu em sua formação. “Sempre foi muito importante para mim, inclusive, foi onde tive todo o apoio do regente e da banda para iniciar o curso superior de música. Hoje faço um trabalho social onde sou responsável pelos alunos da Musicalização na comunidade de George Oetterer. Os alunos de lá adoram o projeto, que é de extrema importância pois além de incentivar a prática da arte musical ajuda a tirar jovens e crianças das ruas, incentivando a não usar álcool e drogas, prezamos muito a disciplina e o respeito.” destaca.

Muitos iniciam o projeto de Musicalização e acabam ingressando na Banda Marcial que, nos dias atuais, conta com mais de 100 alunos e se divide em: linha de frente, corpo coreográfico, baliza, corpo musical e equipe de apoio. Formada há cerca de 9 anos e já premiada em inúmeras competições, a BANMIP leva alegria e arte para todos os locais por onde passa.

Tanto a Musicalização, quanto a BANMIP tem atividades na área central e no bairro George Oetterer. Os interessados em fazer parte do projeto “Musicalização nas Escolas” devem ter entre 8 e 15 anos e procurar a Escola Municipal onde a criança está matriculada. As aulas acontecem às terças feiras e são ministradas por integrantes da BANMIP. Já para quem tem interesse em compor a BANMIP, o contato deve ser realizado com a divisão de Cultura pelo telefone 3266-2383 ou diretamente na divisão que fica no Pólo Cultural.