Home » Notícias » Mutirão contra o mosquito é prorrogado até o fim de abril

Mutirão contra o mosquito é prorrogado até o fim de abril

Mutirão contra o mosquito é prorrogado até o fim de abril

No último sábado (20), foi realizada mais uma etapa do mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti no município. Promovido pela Prefeitura de Iperó, em ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e Controle de Vetores, ao longo do dia foram visitadas 343 residências e encontradas outras 230 fechadas. O mutirão é uma convocação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde e foi prorrogado até o fim de abril. Todos os imóveis, em todos os municípios, deverão ser percorridos por agentes de saúde.

Em Iperó, além da Secretaria de Saúde, as demais secretarias também estão envolvidas na ação. Nas quatro etapas já realizadas, os agentes percorreram diversos bairros e recolheram cerca de sete toneladas de material, sendo a maior parte recipientes que poderiam acumular água.

Desde o início do ano, o município registrou cinco casos de dengue. No ano passado, foram cerca de 2100. Os trabalhos de combate ao mosquito foram intensificados. Não houve nenhum caso de chikungunya e zika vírus. Como o inseto se prolifera em locais com água parada, é essencial a eliminação de recipientes que acumulam água.

“É preciso que a população continue engajada no combate ao mosquito. Não podemos parar. Os cuidados precisam ser diários”, diz o prefeito.

O mutirão será retomado no próximo dia 5 e percorrerá o município ao longo dos nove finais de semana seguintes, encerrando as ações em 30 de abril. O período entre fevereiro e abril é considerado o mais crítico no combate ao mosquito, devido à grande quantidade de chuvas que propiciam o acúmulo de água. Por isso é importante redobrar os cuidados nessa época.