Home » Destaque » Mutirão de combate ao Aedes Aegypti será retomado

Mutirão de combate ao Aedes Aegypti será retomado

Mutirão de combate ao Aedes Aegypti será retomado

A partir do próximo sábado (15) será retomado o mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite a Dengue, a Chikungunya e o Zika vírus. George Oetterer será o primeiro bairro percorrido pelas equipes. Promovido pela Prefeitura de Iperó, através da Secretaria de Saúde e Controle de Vetores, o objetivo é percorrer todo o município, orientar a população e recolher materiais que possam acumular água. No início do ano o primeiro mutirão visitou 14,1 mil imóveis e recolheu 21,5 toneladas de materiais inservíveis.

O mutirão acontecerá dois sábados por mês, entre outubro e dezembro, cujos trabalhos serão realizados pelos agentes de vetores e pela equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), totalizando 26 agentes. Desde o início do ano, o município registrou 28 casos de Dengue, sendo 13 importados (contraídos fora de Iperó). Além disso, foram 6 casos de Chikungunya importados e nenhum caso de Zika vírus.

O mosquito se prolifera em locais com água parada e por isso é essencial a eliminação de recipientes que acumulam água. “O combate ao inseto precisa ser contínuo. Como orientação à população, o ideal é que todo o material retirado seja colocado em sacos de lixo, pois o caminhão vai passar recolhendo. Materiais de construção, móveis e galhos de árvores não serão recolhidos”, explicou Adriana Aguiar Oliveira, coordenadora da equipe de Controle de Vetores.

“O primeiro mutirão realizado no início do ano teve um excelente resultado e a participação de toda a população foi muito importante. Nossos agentes continuarão percorrendo o município de forma intensificada novamente. Contamos com o apoio dos moradores mais uma vez, para que continuem engajados no combate ao mosquito. Dessa forma, nossa cidade continuará protegida das doenças transmitidas pelo inseto”, destacou o prefeito.

Scroll Up